13/07/2023 às 08h17min - Atualizada em 13/07/2023 às 08h17min

Polícia Civil intensifica combate a crimes de injúria racial e ameaças na internet

Nesta semana, foram apreendidos dois celulares que podem ter sido usados para cometer crimes e ameaça em redes sociais

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
“De imediato acolhemos a vítima e iniciamos as investigações. A apreensão dos dispositivos é um importante passo no processo investigativo. Os aparelhos vão passar por perícias para esclarecimento dos fatos. Destacamos a importância do registro do Boletim de Ocorrência, pois por meio dele conseguimos dar celeridade às apurações e compreender a dinâmica para futura responsabilização criminal”, ressaltou a delegada.

O crime de racismo atinge um grupo de pessoas – por exemplo, todas as pessoas de uma determinada raça - e está previsto na Lei 7.716/1989. A lei enquadra uma série de situações, como recusar ou impedir acesso de um grupo a estabelecimento comercial, e negar ou dificultar emprego em empresa privada.

Já a injúria racial é quando a honra de uma pessoa específica é ofendida por conta de raça, cor, etnia, religião ou origem. O crime também está previsto no Código Penal Brasileiro, e consiste em ofender a honra de alguém. Diz respeito, principalmente, a situações que envolvem a honra de um indivíduo, na maioria das vezes por meio de palavras preconceituosas.

Denúncia

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, reforçou a importância da denúncia, de casos praticados em ambiente cibernético ou não. “Esse acolhimento especializado é importante para que vítimas façam as denúncias e os autores sejam punidos. Os registros de ocorrências podem ser feitos por meio do Disque Denúncia, 181, ou presencialmente, em qualquer unidade policial”, informou o gestor.

Em Belém, a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos fica na Avenida Pedro Miranda, 2.288, bairro da Pedreira, e a Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos fica situada na Rua Avertano Rocha, 417, Bairro Cidade Velha.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?