13/07/2023 às 08h36min - Atualizada em 13/07/2023 às 08h36min

Operação Verão Animal apura denúncias de maus tratos contra animais na Região Metropolitana

As denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo disque-denúncia, 181, ou presencialmente na Demapa

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
A Polícia Civil do Pará, através da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), em parceria com a Polícia Científica do Pará e a Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac), realizou a “Operação Verão Animal” para apurar denúncias de maus-tratos contra animais feitas através do disque-denúncia em toda a Região Metropolitana de Belém.

A ação iniciou na manhã desta quarta-feira (12) e contou com um efetivo de 20 policiais civis, divididos em quatro equipes e quatro peritos. “Uma denúncia recebida via 181 era de que o animal de uma residência sofria maus tratos. Nossa equipe chegou até o local, no bairro da Cidade Nova 8, em Ananindeua, e a dona da casa informou que o animal morreu na semana passada. O tutor foi intimado para prestar esclarecimentos na delegacia e a investigação acontecerá no sentido de verificar se essa morte foi em decorrência de maus tratos ou não. Conforme a situação, um inquérito policial pode ser instaurado para responsabilizar os tutores por esse crime contra o animal”, informou Alberone Lobato, delegado da Demapa. 

Já em outra residência, também na Cidade Nova 8, uma das equipes resgatou uma cachorrinha que estava trancada em uma residência em situação de maus-tratos. Ela foi alimentada e levada para a sede da Demapa, na Capital. A tutora do animal não estava na residência. 

“O balanço da Operação Verão Animal foi considerado positivo já que nós verificamos 41 denúncias feitas pelo 181 ou presencialmente, sendo que dessas 11 terão inquéritos instaurados e quatro foram de termos circunstanciados de ocorrência. Nós recebemos cerca de 300 denúncias em média, por mês. Esse volume é muito grande e com essas operações nós tentamos zerar o banco de denúncias da delegacia”, destaca o Delegado Dilermano Tavares, diretor da Demapa.

Muitos cachorros foram encontrados nas áreas externas das residências, como não haviam sinais de violência, os tutores foram apenas orientados a manter os animais dentro de casa.

“As frentes de trabalho da Polícia Civil do Pará seguem no  sentido de apurar qualquer tipo de crime, inclusive os que acontecem contra os animais e o meio ambiente. A participação da população paraense, através das denúncias feitas com responsabilidade, é de fundamental importância para que o trabalho da PCPA aconteça de forma eficaz”, ressalta o delegado-geral Walter Resende.

Durante a operação de hoje, muitas das denúncias foram avaliadas como improcedentes.

“Quando a equipe da Demapa vai até um local para averiguar as denúncias, nós verificamos de que forma os tutores cuidam daquele animal. Se ele é bem alimentado e recebe as vacinas adequadamente. O fato de um cachorro latir muito, por exemplo, não quer dizer que ele seja maltratado. Os animais precisam estar em situação insalubre para que as denúncias sejam feitas”, enfatiza o diretor da DEMAPA. 

Serviço

As denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo disque-denúncia, 181, ou presencialmente na Demapa, que fica localizada na Avenida Augusto Montenegro, 155. 

Além das denúncias, a Demapa recebe doações de ração para cães e gatos. Durante as operações, alguns animais que estão em situação de vulnerabilidade recebem esses alimentos doados. 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?