24/07/2023 às 09h15min - Atualizada em 24/07/2023 às 09h15min

Terminais hidroviários registram grande movimentação no fim de semana

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
A movimentação nos terminais hidroviários na saída para as ilhas de Belém foi intensa, na manhã deste domingo, 23, o quarto e penúltimo do veraneio, embora não tenha superado a intensa demanda do sábado, 22.

Os agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuaram na organização da fila para a compra de passagens e nos embarques, para garantir a segurança dos passageiros, e fiscalizando os horários e partidas das embarcações no Terminal Hidroviário de Belém (TRB), Ruy Barata (THRB) e no trapiche de Icoaraci.

Mosqueiro

A movimentação no Terminal Hidroviário de Belém (TRB) foi intensa no sábado, na saída do navio Solimões para Mosqueiro. O navio saiu com a capacidade total de 208 passageiros.

Neste domingo, 23, a movimentação foi moderada, com o Solimões partindo de Belém/Mosqueiro, às 07h30, com 76 passageiros, sendo 61 passagens inteiras, cinco meias-passagens e 10 gratuidades, chegando a 37% da capacidade do navio.

Já para o retorno, neste domingo, as passagens esgotaram hora antes da viagem. O navio saiu às 16h30 com a sua capacidade de lotação de 208 passageiros.

Quem optou por viajar pelos rios, para aproveitar o domingo nas praias de Mosqueiro usando o transporte fluvial, estava na expectativa da viagem. As amigas Ana Andrade, servidora pública, e Ana Celia Cruz, empresária, iriam viajar pela primeira vez no Solimões. “Pela primeira, estamos indo a Mosqueiro, para conhecer o trajeto e fugir do trânsito”, pontuou a servidora pública. 

Walter Martins e a família experimentaram, pela primeira vez, a tranquilidade de viajar de barco para Mosqueiro. “Vamos aproveitar o domingo e somente retornar na segunda-feira, 24, e esperamos uma viagem tranquila e prazerosa”, comentou o operador de máquinas Water Martins Mesquita, alojado confortavelmente na poltrona reclinável, assistindo à televisão ao lado da esposa Ivana Machado dos Santos.

Cotijuba

A exemplo do TRB, o trapiche de Cotijuba também registrou intensa movimentação, na manhã deste domingo. As passagens para o navio Otávio Oliva esgotaram antes das 8h30. O autônomo Márcio Brito não conseguiu comprar passagem e decidiu atravessar no barco da Cooperativa. Ele viajou com a esposa, filhos e netos. Mas garantiu que iria mais cedo no trapiche de Cotijuba garantir logo as passagens para a linha municipal. “É muito mais seguro, até porque estamos viajando com criança e o cuidado precisa ser redobrado”, contou Otávio. 

Para o retorno de Cotijuba foram programadas viagens extras. O retorno está previsto para as 16h30 e 18h30. 

A babá Dominique Hellen se sentiu aliviada, pois o marido dela conseguiu comprar as passagens do navio para o casal. “Gostamos de viajar no navio por ser mais seguro e confortável”, disse a babá. A dona de casa Selma Ramos prefere viajar na linha municipal por ser mais segura.

Combu

O fim de semana também foi movimentado na travessia para o Combu, no sábado e domingo. "Fiquei preocupada em não conseguir passagem para atravessar pois a fila estava extensa", comentou a dona de casa Antônia Maia. Ela e a família se programaram para almoçar do outro lado, tomar banho de rio e voltar à tarde", contou.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?