25/07/2023 às 09h01min - Atualizada em 25/07/2023 às 09h01min

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna conclui nova Sala de Parto

Novo espaço aprimora o ambiente acolhedor e humanizado para as grávidas durante o trabalho de parto na unidade hospitalar

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, entregará uma nova sala PPP (pré-parto, parto e pós parto) para realização de partos normais. O espaço, que funciona na área do Centro Obstétrico do HC, está sendo reformulado de acordo com os parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir o bem-estar da mãe e do bebê durante o processo de parto.

A nova sala PPP contará com um banheiro, onde será possível tomar banhos quentes e relaxantes - o que atenua o desconforto antes do parto, além de um espaço para realização de exercícios para alívio da dor. “O espaço será fundamental para que a mulher aguarde o trabalho de parto e tenha o seu bebê de forma segura e humanizada e em um ambiente agradável”, explicou Laíse Braga, obstetra e coordenadora do Centro Obstétrico da Fundação.

De acordo com o Hospital, dentro do espaço, a mãe receberá acompanhamento multiprofissional com obstetras, enfermeiros, fisioterapeutas e neonatologistas, que irão apoiar a mãe e oferecer um parto humanizado. “Tudo está sendo feito a partir dos parâmetros estabelecidos pela RDC 36, com os padrões de funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal”, acrescentou a profissional.

Humanização

O parto humanizado é um conjunto de ações que buscam inserir um olhar menos hospitalar ao processo de parto, levando em consideração a mãe e o bebê. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), existe o Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN), que assegura a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério às gestantes e ao recém-nascido, na perspectiva dos direitos de cidadania.

No centro obstétrico do HC, o atendimento às gestantes é feito dentro do perfil de referência do hospital, no caso, nefropatas (doentes renais), pacientes psiquiátricas e cardiopatas. As mães cardiopatas ou com suspeita de cardiopatia fetal, também são atendidas no pré-natal de alto risco.

Melhorias - Atualmente, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna vem passando por reformas e melhorias em sua estrutura, o que contribui para o pleno funcionamento da instituição. “ A entrega do novo PPP faz parte de uma série de obras e melhorias que estão sendo feitas dentro de nossa instituição. São investimentos prioritários que trarão inúmeros benefícios aos pacientes, acompanhantes e servidores”, explicou Heloisa Guimarães, diretora-presidente do HC.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?