28/07/2023 às 08h46min - Atualizada em 28/07/2023 às 08h46min

UsiPaz Guamá oferece técnicas de defesa pessoal ao público feminino

A ação foi promovida pela Seac e Associação Brasileira de Artes Marciais, a fim de fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
A Usina da Paz Guamá, em Belém, recebeu na manhã desta quinta-feira (27) a ação “Combate à Violência Contra a Mulher”, promovida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Associação Brazil Combat de Mixed Martial Arts (ABCMMA). Em apoio ao enfrentamento à violência direcionada às mulheres, a atividade priorizou o público feminino.

O titular da Seac, Igor Normando, ressaltou a importância de abordar a questão da violência contra as mulheres, nas Usinas da Paz. “Estamos cientes da gravidade da violência contra a mulher e da necessidade urgente de abordar esse problema em nossa comunidade. Organizamos um evento especial sobre o combate à violência contra mulheres, direcionado às frequentadoras da UsiPaz, visando capacitar e incentivar o empoderamento de todas as participantes, fornecendo ferramentas práticas de autodefesa, tanto física quanto verbal. Acreditamos que, ao fortalecer as mulheres, podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais segura e igualitária”, frisou o secretário.

O lutador de MMA Marcelo Dourado foi o instrutor de técnicas de defesa pessoal. Segundo ele, “olhar para mulheres que já conhecem defesa pessoal é uma oportunidade de aprender técnicas e discutir questões relacionadas à integridade física e mental feminina. Além da técnica, o acolhimento de profissionais e outras mulheres na mesma situação, é igualmente importante. É uma chance de ver que existem soluções para se defender, e contar com a experiência. É importante debater o problema, compartilhar experiências e encontrar soluções em conjunto, com o auxílio de profissionais especializados”, explicou Marcelo Dourado.

Proteção

A bombeiro civil e frequentadora da UsiPaz, Deliane Pinheiro, acredita que a ação pode contribuir para o exercício profissional. “Como bombeiro civil e mulher, muitas vezes nos encontramos em situações constrangedoras na sociedade. É lamentável admitir que em algumas ocasiões não sabemos como nos defender. Portanto, a defesa pessoal é algo extremamente importante para o nosso crescimento e proteção”, assegurou Deliane.

Para a estudante Mariana Teixeira, moradora do bairro do Guamá, é necessário abordar a questão da violência contra a mulher. “Acredito que seja especialmente relevante para aquelas que sofrem algum tipo de violência na sociedade atual. Quero adquirir conhecimento em defesa pessoal aqui e poder transmiti-lo a outras mulheres, que não puderam participar deste evento. Dessa forma, continuaremos lutando e compartilhando esse conhecimento com todas as mulheres da nossa sociedade”, ressaltou Mariana.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?