02/08/2023 às 08h19min - Atualizada em 02/08/2023 às 08h19min

Mais de 50 agentes que atendem vítimas de violência doméstica recebem capacitação em Belém

O objetivo é aperfeiçoar servidores das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belém e da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Segup
O Programa “Pró-Mulher Pará”, lançado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou nesta terça-feira (1°) a terceira capacitação para agentes das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belém e da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), da Polícia Militar. Participaram 52 servidores, totalizando até agora 800 profissionais capacitados no Estado.

A qualificação tem o objetivo de preparar os servidores e aprimorar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O Pró-Mulher Pará está presente nos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Belém, Bragança, Barcarena, Marituba, Marabá, Santarém e Tucuruí.

Todo o efetivo

Devido às atualizações nas leis de proteção às vítimas de violência doméstica e a inserção de novos servidores no quadro da Guarda Municipal, a gerente de Articulação Interinstitucional da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), da Segup, Bruna Gemaque, reitera que o programa busca capacitar 100% do efetivo.

“No primeiro semestre já visitamos todos os municípios onde há implantado o Pró-Mulher, e pretendemos fazer uma nova preparação a cada seis meses, para abranger cada vez mais servidores”, afirmou Bruna Gemaque, que também foi instrutora da capacitação.

Preparação

Agente da Guarda Municipal de Ananindeua, Raquel Santos, uma das participantes, destacou a importância da qualificação para também humanizar os atendimentos às vítimas desse tipo de violência.

“Entrei agora na Guarda. O programa é novidade para mim. Percebi que, às vezes, tinha confusão para distinguir entre a Patrulha Maria da Penha e o Pró-Mulher. Mas hoje foi esclarecido como devemos atuar em certas demandas, procedimentos e ações. Para mim, a profissionalização e humanização nesse trabalho é fundamental para saber como proceder com as vítimas”, declarou Raquel Santos.

Ela disse ainda que, depois do treinamento, se sente mais preparada para lidar com algumas demandas do atendimento à mulher. “Acredito que é de suma importância esse tipo de palestra porque você aprende mais para quebrar esses paradigmas, e elas te mostram como proceder. Me sinto mais preparada porque agora sei em que frente precisamos atuar e melhorar”, afirmou.

Eficiência

O primeiro semestre de 2023 fechou com mais de 1.400 atendimentos do Pró-Mulher na Região Metropolitana de Belém, o que reflete a eficiência do programa, enfatizou Bruna Gemaque.

“Nós tivemos um aumento nas ligações para o Ciop (Centro Integrado de Operações) nos casos de denúncia de violência doméstica. Isso é um sinal de que a política pública está sendo efetiva, e a confiabilidade das vítimas está sendo alta”, informou a gerente, acrescentando que “o aumento de denúncias acontece porque as mulheres estão confiando cada vez mais no sistema”.

O programa integra as políticas públicas do governo estadual de enfrentamento à violência contra a mulher. A ferramenta funciona a partir de denúncias feitas ao canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190 do Ciop.

No atendimento a situações que envolvam violência contra a mulher é deslocado o patrulhamento especializado, a fim de atender à ocorrência de imediato. Em casos de reincidência nas denúncias, a mulher é cadastrada no Cartão Programa, para que receba visitas semanalmente das equipes especializadas do Pró-Mulher Pará.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?