04/08/2023 às 08h18min - Atualizada em 04/08/2023 às 08h18min

Exposições retratam comunidades de países amazônicos andinos durante ‘Diálogos da Amazônia’

A exposição permanecerá aberta até 09 de agosto, no encerramento da Cúpula da Amazônia

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Nesta sexta-feira (4), serão inauguradas as exposições fotográficas ‘Shipibo-Konibo Retratos de mi sangre’, do fotógrafo David Díaz, e ‘Mundo Wao’, de Manuel Avilés, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, durante a programação do Diálogos da Amazônia e Cúpula da Amazônia. Ambas as exposições têm o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e permanecerão expostas nas áreas de circulação do evento, disponíveis aos participantes e visitantes, até o encerramento da Cúpula da Amazônia, no dia 09 de agosto.  

“Vamos ter nesse espaço um encontro das nações pan-americanas da Amazônia, com as exposições ‘Mundo Wao’, que mostra principalmente crianças, a maternidade, o dia a dia da etnia waorani, do Equador, e ‘Shipibo-Konibo Retratos de mi sangre’, que retrata principalmente as personalidades, aquelas figuras de liderança, de autoridade, ligadas à medicina e espiritualidade, presentes na etnia Shipibo-Konibo, que conta com mais de 32 mil pessoas, no Peru”, explica Anselmo Paes, coordenador de pesquisa do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult), que atuou como mediador e curador assistente na montagem das exposições. 

Ao todo são 32 fotografias que retratam grupos nativos-originários de dois países amazônicos andinos, Peru e Equador. A mostra equatoriana conta com 7 fotografias coloridas, já a peruana, exibe 25 fotografias em preto e branco, ambas com viés de registro etnográfico, exibindo hábitos, tradições e outras particularidades das duas comunidades. 

O público poderá conferir as exposições na entrada do evento, a partir das 8h até às 20h, no entanto, o credenciamento para entrar no evento encerra às 19h.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?