08/08/2023 às 08h58min - Atualizada em 08/08/2023 às 08h58min

Espaço São José Liberto recebe exposição dos povos indígenas Juruna e Arara

Mostra, com visitação gratuita, reunirá a produção artesanal de 11 aldeias, a fim de divulgar o modo de viver, a história e os saberes das etnias

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
O Espaço São José Liberto (ESJL) recebe, até o domingo (13), a segunda edição da Exposição Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta do Grande Xingu. A mostra reunirá a produção artesanal de 11 aldeias dos povos indígenas Juruna e Arara, e tem como objetivo divulgar, por meio da produção artística e artesanal, o modo de viver, os saberes tradicionais e a história da ancestralidade das etnias. A pintura corporal, a língua originária e o grafismo, são os elementos simbólicos que compõem também a exposição. 

A abertura do evento será às 18h, desta terça-feira (8), já a visitação ao público será a partir de quarta-feira (9), de 10h às 18h, e no domingo, de 10h às 14h. Toda a programação é gratuita.

A iniciativa conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e a realização da Norte Energia.

A produção artística e artesanal que será apresentada ao público é resultado das atividades desenvolvidas pelo Programa de Patrimônio Cultural Material e Imaterial (PPCMI) do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da hidrelétrica Belo Monte, desenvolvido na região pela Norte Energia, concessionária da usina. A exposição terá a curadoria de Idanise Hamoy e Renato Imbrosi, e contará com fotografias de Walda Marques.

A exposição traz a Belém 22 artesãos indígenas das etnias Juruna e Arara, proporcionarão aos visitantes oportunidade única de conhecer de perto e se encantar com a história, a arte e a sabedoria que têm sido transmitidas de geração em geração desses povos, em especial ao público que visita à capital paraense durante os eventos internacionais “Diálogos Amazônicos” e “Cúpula da Amazônia”.

Durante a exposição, o visitante poderá conhecer mais sobre a região do Xingu e adquirir produtos em miçanga, artefatos de madeira, tecidos estampados, com a marca dos grafismos de cada etnia, que serão comercializados no local.

Serviços

O São José Liberto é um espaço histórico, turístico, cultural e de economia criativa. Entre suas atrações estão ainda o Jardim da Liberdade (com gemas minerais), a Capela São José (com o Cristo suspenso), o anfiteatro Coliseu das Artes (para apresentações culturais), Espaço Gourmet, Espaço Moda, lojas de venda de joias e Sala Cinzeiro (memorial da época em que o espaço abrigou o Presídio São José). Tanto as joias quanto as peças artesanais, de moda e acessórios comercializadas no São José Liberto valorizam a matéria-prima e a mão de obra locais.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?