09/08/2023 às 08h22min - Atualizada em 09/08/2023 às 08h22min

Presidente da República destaca participação popular em Cúpula da Amazônia em Belém

Ao todo, foram formulados seis relatórios durante os três dias de debates do evento Diálogos Amazônicos, encerrado no domingo (6)

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
Na abertura dos trabalhos da Cúpula da Amazônia, nesta terça-feira (8), em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a contribuição popular durante as atividades da Cúpula. De acordo com os organizadores, foram formulados seis relatórios durante os três dias de debates do evento Diálogos Amazônicos, encerrado no domingo (6). 

A programação do "Diálogos" contou com 8 plenárias sobre os mais variados temas como erradicação do trabalho escravo, saúde, soberania alimentar e nutricional, ciência e tecnologia, transição energética, mudança do clima, proteção aos defensores de direitos humanos, aos territórios, aos povos indígenas e populações tradicionais, e vários outros, com espaço para as transversalidades das juventudes, mulheres e Amazônias negras. 

De acordo com os organizadores, foram realizadas 374 atividades auto-organizadas, das 405 inscrições propostas por movimentos sociais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas.

“Nunca antes na história da Amazônia houve uma participação popular tão rica, tão diversa, tão mega diversa, que produziu um documento extraordinário que vai ser uma das novidades. Vai ter um documento apresentado pelos presidentes. Mas, vai ter, para nos pressionar a trabalhar, mais um documento apresentado pela sociedade civil organizada de cada país”, afirmou o presidente Lula.

Mais cedo, na terça-feira, durante o Programa Conversa com o Presidente, Lula afirmou que a Cúpula da Amazônia será um divisor de águas para a preservação ambiental. “Eu tenho certeza que esse encontro será um divisor de águas para a preservação da Amazônia", destacou. "O evento já começou antes, porque por aqui [em Belém] já passaram mais de 27 mil pessoas discutindo a questão do clima, do desenvolvimento sustentável, dos indígenas, das terras. Esse encontro é um marco", avaliou.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?