10/08/2023 às 09h02min - Atualizada em 10/08/2023 às 09h02min

Presidente Lula faz balanço da 'Cúpula da Amazônia' na capital paraense

Encontro na capital paraense reuniu líderes de Estado para a discussão do desenvolvimento sustentável no bioma amazônico

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
Em pronunciamento feito à imprensa, na tarde desta quarta-feira (9), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez as suas considerações sobre a "Cúpula da Amazônia", que ocorreu em Belém. O encontro entre líderes de Estado discutiu o desmatamento zero e o desenvolvimento sustentável no bioma amazônico.

"É um fato extraordinário a gente conseguir reunir os presidentes da América do Sul, dos países amazônicos para discutir, pela primeira vez, uma saída conjunta e enfatizar que, não é o Brasil que precisa de dinheiro. Não é a Colômbia que precisa de dinheiro. Não é a Venezuela. É a natureza. O desenvolvimento industrial que, ao longo de duzentos anos, poluiu, precisa pagar sua parte agora. Para a gente recompor parte daquilo que foi estragado", destacou Lula.

O chefe do executivo federal enfatizou a notabilidade do povo amazônico e destacou a necessidade da economia limpa. "Hoje, negar a crise climática é apenas insensatez. Valorizar a floresta não é apenas manter as árvores em pé. Significa dar dignidade para as quase 50 milhões de pessoas que moram na Amazônia sul americana. Faremos isso, oferecendo oportunidades sustentáveis com geração de emprego e renda, por meio de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Com estímulo à socioeconomia e com a valorização dos povos indígenas. Com as comunidades tradicionais e seus conhecimentos ancestrais", enfatizou.

Ações

Entre os desdobramentos da "Cúpula da Amazônia" está o estreitamento no diálogo entre os países envolvidos, que resulta na criação de políticas públicas específicas para toda a região. O presidente do Brasil declarou que é urgente e necessária uma atuação conjunta.

"A declaração de Belém, que adotamos, reúne iniciativas concretas para o enfrentamento dos desafios compartilhados por nossos oito países, trabalharemos juntos no combate ao desmatamento. Na criação de um mecanismo financeiro e apoio às ações nacionais e regionais com desenvolvimento sustentável. Na criação de um painel técnico-científico e na criação de novas instâncias de coordenação e participação"

Combate

"Vamos colocar a nossa polícia federal para cuidar das nossas fronteiras. Vamos fazer convênio com todos os países que fazem parte dos mais de 16 mil quilômetros de fronteira seca. Vamos fazer convênio com as forças armadas de todos esses países, com a Polícia Federal, pois da mesma forma que vamos brigar para proteger as florestas, vamos para cima do narcotraficante e do traficante de armas deste país. É uma tarefa que foi assumida aqui", finalizou Lula.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?