11/08/2023 às 08h29min - Atualizada em 11/08/2023 às 08h29min

Amazônia Jazz Band abre oficialmente o AMAjazZON Festival na capital paraense

Iniciativa é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM)

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
O que a história do jazz nos conta é que este gênero musical tem a capacidade de envolver outros estilos musicais e de se miscigenar com as músicas e ritmos de todo o mundo. Assim, na noite de quarta-feira (9), no Theatro da Paz, foi lançado o AmaJazzOn Festival, evento que  converge culturas da Bacia Amazônica, com biodiversidade e conhecimento dos povos ancestrais que aqui se misturam, se firmando como um evento de referência da economia criativa no Brasil e no mundo.

O lançamento do AmaJazzOn Festival teve como atração principal a Amazônia Jazz Band (AJB), com um repertório cuidadosamente selecionado. Produzido pela Connecting Dots, a iniciativa é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).

Além do público, que nunca decepciona, o lançamento contou com a participação da Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; de Fernando Sousa, um dos organizadores do AmaJazzOn Festival, do Embaixador da República da Colômbia junto a República Federativa do Brasil, Guillermo Rivera, acompanhado de sua esposa, Dra. Marixa Guerrero. 

A secretária Úrsula Vidal em sua fala exaltou os povos amazônicos. “Somos povo do mato sim; povo da cidade; povo da floresta; povo dos campos; povo da várzea; povo das águas; e o povo que produz e pulsa cultura, tradição e ancestralidade. E será este povo que vai mostrar para o mundo a solução para crise climática que enfrentamos. Respeite a Amazônia! Respeite o povo da floresta!”, encerrou sob muitos aplausos do público.

O AMAjazZON se propõe a ser um festival de jazz internacional na Amazônia, que promete oferecer uma experiência musical única em meio à exuberante natureza da região. Amor à Amazônia através da linguagem universal da música, num estilo musical internacional que incluirá artistas locais, com impacto social-econômico-ambiental relevante. 

De acordo com Fernando Sousa, um dos organizadores do Festival, o AMAjazZON será uma celebração única da magia do jazz e de encontro com a cultura do Brasil. "Lançamos o AmaJazzOn no decorrer dos ‘Diálogos pela Amazônia’ por considerar Belém como uma cidade perfeita, consciente da sua importância ao transmitir uma mensagem de preocupação ambiental para todo o mundo. Queremos que em curto prazo Belém do Pará se torne um dos maiores centros de convergência de culturas no mapa mundi, atraindo turistas e entusiastas de música de qualidade e conscientes da importância que a Amazônia”, explicou Fernando.

Diane Santana, de Palmas no Tocantins, que estava em Belém para a Cúpula da Amazônia se disse muito emocionada. “A gente ouve falar de Amazônia e parece ser outro país e, de fato, é. O Brasil não conhece o Brasil. Belém é maravilhosa, quente, com o povo mais acolhedor do planeta. Que orgulho sentimos de ser brasileiros e de ter o Pará sediando a COP 30”, declarou.

O Concerto

A AJB trouxe um repertório de alto nível, com obras como "Blues for Mr. P" de Jim Martin, a clássica "Summertime" de George Gershwin, "Magic Flea" e "A Warm Breeze" de Sammy Nestico, e a icônica "Georgia on My Mind" de Hoagy Carmichael, em um brilhante arranjo de Dave Barduhn. A energia contagiante continuará com "The Jazz Police" de Gordon Goodwin, "The Blues Machine" e "Don't Get Around Much Anymore" em arranjos de Sammy Nestico e Roger Pemberton, respectivamente. Prepare-se também para se surpreender com a magistral "Mam-Bop" de Arturo Sandoval e o clássico "Straight No Chaser" de Thelonious Monk em um arranjo emocionante de John La Barbera. O concerto contou ainda com a participação da cantora colombiana Cecília Silva Caraballo, que brindou o concerto com sua voz quente e potente, trazendo todas as cores e sons de seu país.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?