31/08/2023 às 08h12min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h12min

Mulheres do 'Entre Elas' são contempladas com benefícios habitacionais

Elas foram contempladas com benefícios dos programas estaduais “Sua Casa” e o “Credcidadão”

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
A tarde de quarta-feira (30) foi de muita alegria e gratidão na sede do Palácio do Governo, em Belém. Foi com o espaço lotado e animado que 78 mulheres atendidas no projeto da Fundação ParáPaz, o ‘Entre Elas’, foram contempladas com benefícios de programas estaduais, o “Sua Casa” e o “Credcidadão”. 

A entrega foi feita na presença de autoridades, entre elas, o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, que destacou a importância destas ações para as mulheres, especialmente aquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo vítimas de violência doméstica.

A vice-governadora Hana Ghassan, ressaltou o compromisso que o governo do Estado tem em fortalecer, cada vez mais, as políticas públicas às mulheres paraenses e possibilitar melhores condições para toda a família. 

“Hoje, estamos fazendo essa entrega muito importante de um benefício para as mulheres vulneráveis, para que tenham um lar digno. Estamos entregando também o “Credcidadão”, para que busquem a tão importante autonomia financeira. Entregamos, também, máquinas de costura para que através do seu trabalho essas mulheres consigam a realização pessoal e profissional”, destacou a gestora. 

Os cheques do “Sua Casa”, gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. 

Melhoria de vida

A parceria entre a Cohab e o "Entre Elas" já beneficiou um total de 266 mulheres, cerca de 1.330 pessoas beneficiadas direta e indiretamente, que terão mais qualidade de vida e moradia digna. É um sonho para a moradora de Outeiro, dona Cátia Cristina de Sousa, de 52 anos. Cadeirante e com dificuldade de locomoção dentro de casa, ela garante que com o benefício sua vida vai mudar para melhor.

"O projeto 'Entre Elas' é muito importante porque está fazendo a diferença para as mulheres em Outeiro. E agora, mais ainda, por conta da minha deficiência que dificulta a minha mobilidade, mas já estou fazendo adaptações em casa e tenho certeza que vai ser bem melhor. Estamos muito felizes”, animou-se Cátia. 

Moradora do distrito de Mosqueiro, Rosivana Maciel, de 46 anos, não escondia a felicidade de ter sido uma das contempladas com o benefício. Ela conta que atualmente está morando de favor na casa de parentes e que, praticamente, sobrevive com ajuda das pessoas, pois a renda familiar é baixa, do seu trabalho como doméstica, mas que agora já tem planos para se mudar com o filho, de apenas 7 anos”

Outros benefícios

Foram entregues 50 benefícios do programa "Credcidadão", que é voltado para microempreendedores formais e informais e concede linhas de crédito de até R$ 5 mil em condições especiais, para estimular a economia dos municípios. 

Além disso, oito máquinas com kit de costura também foram entregues às representantes de comunidades dos distritos de Mosqueiro e Outeiro, possibilitando a formação de novas redes de solidariedade, multiplicando o conhecimento com aulas de corte e costura às mulheres e focando no mercado de trabalho, no empreendedorismo e na independência financeira. 

Na ocasião, a deputada Elcione Barbalho foi homenageada com uma faixa de madrinha pela delegada e coordenadora do projeto “Entre Elas”, Claudilene Maia. Ela reiterou o compromisso e garantiu o repasse de emenda para ser investida na área do empreendedorismo dentro do projeto. 

Estiveram presentes, a secretaria de Planejamento e Administração, Elieth Braga; o presidente da Cohab, Luís André Guedes, a secretária Paula Gomes, da Semu; o diretor do Credcidadão, Braselino Assunção; a deputada Paula Titan; o prefeito de Santa Bárbara, Marcus Colares e as delegadas Daniela Santos e Ariane Melo. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?