31/08/2023 às 08h42min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h42min

UsiPaz Cabanagem realiza aula aberta de balé para pais e familiares das alunas

A aula aberta, realizada em alusão ao Dia da Bailarina, teve como objetivo mostrar o progresso das alunas para seus familiares

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Nucom Seac
Na manhã de quarta-feira (30), em alusão ao Dia da Bailarina, que será em 1º de setembro, foi realizado o ‘Balé Aula em Cena’, uma aula aberta para os pais e familiares das bailarinas da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, no teatro do complexo. A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).  

A coordenadora de Cultura da UsiPaz Cabanagem, Gabriela Farias, explicou o objetivo da aula aberta, realizada todo ano. “A ideia é que alunas e familiares assistam ao nosso trabalho. Professores dão aulas no palco do teatro, permitindo que familiares vejam a metodologia e o progresso das alunas. Isso é parte da comemoração do Dia Internacional da Bailarina, em 1º de setembro. Para proporcionar aos pais uma visão das aulas, realizaremos um aulão aberto durante o meio do semestre, convidando a todos para assistir no teatro. Isso também serve como uma prévia do espetáculo de fim de ano. A emoção dos pais ao ver suas filhas é palpável, e isso gera apoio e incentivo”, explicou Gabriela. 

Professora de balé da UsiPaz Cabanagem, Liliany Serrão acredita que este momento é valioso para os pais e para as pequenas bailarinas, pois mostra a evolução na dança. “A formação das bailarinas é colaborativa com os pais, moldando-as como cidadãs e pessoas, a arte também auxilia a superar a timidez. Essa prévia é um vislumbre do espetáculo anual de dezembro, além de ser uma experiência é importante e nova para a comunidade, crianças e pais, pois a arte transforma vidas”, ressaltou.

Durante a apresentação, a jovem Ana Liere, com apenas 11 anos, transbordava de entusiasmo, pois estava vivenciando a concretização de um sonho: a prática do balé. “Quando eu era mais nova, assistia a vídeos na internet de aulas de balé, porque queria muito aprender balé, era o meu sonho. Aí, depois de um tempo, perguntei para a minha avó se dava para eu fazer balé na Usina da Paz. Agora faço balé e acho isso incrível, é muito legal. Fiquei muito feliz porque meu sonho de fazer balé se realizou, e me dedico bastante para dançar, sorrir e cantar nas aulas”, disse Ana. 

A avó de Ana, a dona Ana Cléia, acompanhou pela primeira vez a aula de sua neta. “Vim ver minha neta que sonha em ser bailarina. É muito importante para todos nós, nos permite conhecer o que nossas crianças fazem na aula de balé. Nunca tinha visto o ensaio dela. Agora estou vendo o que ela faz, e percebo que está feliz. Se ela está feliz, eu também estou”, afirmou dona Ana. 

O secretário de Cidadania, Igor Normando, reforçou que a aula não apenas proporciona uma atividade saudável e divertida, mas também promove a inclusão social ao reunir pessoas de diferentes origens e idades em torno da arte da dança. “Ao oferecer essa oportunidade, as Usinas da Paz desempenham um papel vital em nutrir a criatividade, a confiança e o senso de pertencimento de todos os envolvidos. A aula aberta de balé na UsiPaz Cabanagem é benéfico à comunidade ao promover a inclusão social, fortalecer laços e enriquecer culturalmente, unindo pessoas de diferentes idades e origens em torno da arte da dança”, disse o titular da Seac. 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?