31/08/2023 às 08h52min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h52min

Planetário do Pará promove sessões especiais para observação da Superlua

Público poderá acompanhar fenômeno nesta quarta (30) e quinta-feira (31), entre 18h30 e 21h. Satélite natural da Terra apresentará rara tonalidade azulada.

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Uepa
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPA), localizado em Belém e vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), proporcionará à população da capital a oportunidade de observar um espetáculo astronômico singular: a Superlua. As sessões especiais irão ocorrer nesta quarta (30) e quinta-feira (31), entre 18h30 e 21h, com entrada gratuita.

Os observadores poderão contemplar o satélite natural quando ele estiver em sua máxima proximidade em relação ao nosso planeta. Essa, que será a segunda lua cheia do mês de agosto, também se revelará em uma rara tonalidade azulada, por isso, também é chamada de "lua azul".

A lua é o corpo celeste mais próximo da Terra e sempre despertou curiosidade e interesse da humanidade, atribuindo até mesmo valores místicos a ela. Em determinados momentos do ano é possível observá-la maior e mais brilhante, o que costuma chamar ainda mais a atenção dos admiradores.

De acordo com o professor de Física e astrônomo, Reginaldo Corrêa Júnior, esses períodos ocorrem "devido ao movimento de translação elíptica da lua em torno da Terra, ou seja, em alguns momentos ela estará mais próxima ou mais distante da Terra. Quando está na sua aproximação máxima e na sua fase cheia, esse período é chamado de perigeu, deixando-a com uma aparência 15% maior e 30% mais brilhante, devido à maior incidência dos raios solares refletidos nela. Vale destacar que o nosso satélite natural foi visitado, recentemente, pela primeira vez por uma sonda indiana no polo sul lunar, com o objetivo de detectar água nessa região do nosso satélite natural”, explica o especialista.

Segundo o diretor do Planetário, José Roberto Alves, a visualização de uma Superlua é uma chance especial para os observadores do céu e entusiastas da astronomia apreciarem um fenômeno natural que destaca a relação entre a Terra e a lua.

“A observação da Superlua pode ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a órbita lunar ao redor da Terra, bem como os conceitos básicos de astronomia. E também de explorar como os movimentos celestes influenciam o que vemos no céu”, convida o professor.

Serviço:

Observação da Superlua
Horário: 18h30 às 21h
Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará (Rodovia Augusto Montenegro, km 3, s/n)
Data: 30/08 e 31/08
Entrada gratuita
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?