27/01/2020 às 19h00min - Atualizada em 27/01/2020 às 19h00min

Estácio sedia maratona para criação de games em Belém

O evento acontece no mundo todo e reúne profissionais de TI e apaixonados, no desafio de criar um jogo em apenas 48 horas

Assessoria de Comunicação do evento
Com edição do belem.com.br
Na competição, vale criar todo tipo de jogos digitais, tabuleiro, RPG, trading cards e jogos ao ar livre (Foto: Reuters/Kim Kyung-Hoon/Direitos Reservados)

Se você é apaixonado por games e tem um conhecimento básico de computação, pode participar da maior maratona de desenvolvimento de games do mundo: a Global Game Jam (GGJ). O evento, que acontece no mundo todo, reúne profissionais de TI e apaixonados no desafio de criar um jogo em apenas 48 horas, entre os dias 31 de janeiro a 02 de fevereiro. 

Um dos organizadores do evento em Belém, o professor Elinaldo Azevedo, coordenador do curso de Tecnólogo em Jogos Digitais da Estácio, unidade Nazaré, explica que o objetivo principal da GGJ é a diversão e interação. "O ambiente de desenvolvimento dos games tem muita colaboração: não há competição, mas uma soma de conhecimentos e criatividade dos participantes envolvidos", ressalta o professor.

A GGJ acontece simultaneamente em diversos locais do mundo, com o mesmo tema de criação anunciado para todos os participantes. Uma das sedes do evento em Belém é a unidade da Estácio na avenida Gov. José Malcher. Segundo Elinaldo, vale criar todo tipo de jogos digitais, tabuleiro, RPG, trading cards e os jogos ao ar livre, que são acompanhados pelas principais desenvolvedoras de game do mundo. "Os jogos criados serão apresentados para o público presente e neste ano vamos fazer diferente, com a participação de uma banca externa analisando os projetos, uma forma de estimular o mercado local para absorver as ideias e/ ou os desenvolvedores".

A abertura local será feita às 17h do dia 31 de janeiro, quando serão passadas informações gerais. Logo em seguida será divulgado o tema do evento. Todos os jogos devem ser feitos segundo este tema. Em seguida, os participantes têm até o domingo (02 de fevereiro), às 20h, para produzir um protótipo de jogo e enviá-lo para o site da Global Game Jam. Antes, no dia 30 de janeiro, ocorre uma preparação para o evento, em que serão repassadas todas as orientações, de 16 às 20h, no auditório da Estácio Nazaré. 

O que é o Game Jam?
O termo "Jam" tem origem no universo da música, onde o encontro de músicos para ensaios livres são usualmente conhecidos como "Jam Sessions". Muitas das músicas mais conhecidas do mundo e Riffs que marcaram gerações nasceram em Jam Sessions. Seguindo o mesmo espírito, vários jogos incrivelmente bem-sucedidos foram originalmente concebidos em uma Game Jam.

O primeiro Global Game Jam foi realizado em 2009, em 53 locais em todo o mundo. Esta primeira edição contou com 1650 participantes, criando 370 jogos. Na sua última edição, em 2019, foram criados mais de nove mil jogos sobre o tema "What home means to you" (O que o lar significa pra você), por aproximadamente 47 mil desenvolvedores e criadores.

As inscrições são limitadas e já estão abertas, gratuitamente, até o dia 30 de janeiro no site: https://www.sympla.com.br/global-game-jam-2020-estacio__743916. Em Belém, o evento deve reunir entusiastas, desenvolvedores iniciantes, profissionais e independentes para criar jogos que, depois de finalizados, serão expostos no site mundial do evento.

Serviço:
Global Game Jam 2020 - Belém
Endereço: Estácio Nazaré – Avenida Gov. José Malcher,
Inscrições limitadas e gratuitas: https://www.sympla.com.br/global-game-jam-2020-estacio__743916
Pré-evento: dia 30 de janeiro, de 16 às 20h, no auditório da Estácio Nazaré.
Horários: 
Início: Sexta-Feira dia 31/01 – 17h
Fim: Domingo dia 02/02 – 20h
Mais informações: https://globalgamejam.org/2020/jam-sites/faculdade-est%C3%A1cio-bel%C3%A9m


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?