04/02/2020 às 21h00min - Atualizada em 04/02/2020 às 21h00min

Faro e Prainha recebem novos terminais hidroviários

A entrega da estrutura em Faro acontece nesta sexta-feira (07) e em Prainha, no sábado (08)

Assessoria de Comunicação da CPH
Com edição do belem.com.br
Em Faro, o novo terminal foi orçado em R$ 4,6 milhões e tem 266,80 m² de área (Foto: Divulgação)
  
Cerca de 10 mil moradores do município de Faro, no Baixo Amazonas, serão beneficiados com a entrega do primeiro Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas da cidade, obra realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). O terminal será inaugurado nesta sexta-feira (7), com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, presidente da CPH, Abraão Benassuly, prefeita de Faro, Jady Viana, e demais autoridades locais.

"O Terminal Hidroviário de Faro é um sonho para os moradores do município que sonham em ver a integração com as outras cidades da Calha Norte e do Estado do Amazonas. Temos recebido muitas mensagens positivas dessa obra, principalmente porque vai alavancar o desenvolvimento daquela região, com escoamento de produção, oferecendo conforto e segurança ao usuário. Importante ressaltar que essa obra teve seu projeto aprovado e homologado pelo então Ministro do Portos, Helder Barbalho, que hoje é nosso governador", destaca Abrãao Benassuly, presidente da CPH.

Com financiamento da Caixa Econômica Federal, o novo terminal foi orçado em R$ 4.694.222,99, e tem 266,80 m² de área na obra civil, o que compreende terminal de cargas, carrinhos para bagagens, cadeiras confortáveis, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisões, bebedouros, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, além cumprir com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local também ganhou sinalização interna e paisagismo na área externa.

Já a obra naval compreende duas rampas metálicas cobertas de 25 metros cada; duas rampas de 30 metros cada; uma rampa de 42 metros para acesso ao flutuante metálico coberto, além de sistemas de amarração e fundeio para embarcações. Após entregue, o Terminal Hidroviário de Faro deve oferecer viagens para diversos municípios do Baixo Amazonas e será administrado pela prefeitura municipal. A expectativa é que o terminal possa atender cerca de 2.300 passageiros por mês. A obra gerou 50 empregos diretos e 20 indiretos.

Faro - O município de Faro possui cerca de 10 mil habitantes e tem como principais atividades econômicas a agropecuária, comércio e o turismo.

O terminal hidroviário de Prainha, também no Baixo Amazonas, será entregue no sábado (8).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?