-
12/02/2020 às 17h13min - Atualizada em 12/02/2020 às 17h13min

Cursinhos da Uepa abrem períodos de inscrição

As vagas visam atender, principalmente, alunos provenientes da rede pública

Ascom CCSE
Foto: Nailana Thiely e Campus Uepa Vigia
   
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), como meio de democratizar o acesso à educação e de exercitar o fazer docente dos seus graduandos, oferta cursos preparatórios entre as suas atividades de extensão dos seus campi, que visam atender principalmente os alunos provenientes da rede pública. Das 3.656 vagas ofertadas no Prosel 2020, a Uepa teve 65,96% preenchidas por alunos de escolas públicas, inclusive, originários de seus projetos de extensão. 

No ano de 2020, os cursinhos irão receber inscrições para os seus processos seletivos e para matrícula de 14 a 6 de fevereiro.

O campus de Vigia — localizado na Rodovia PA 412 km 0, s/n, anunciou nesse dia 7  de fevereiro o edital do cursinho Acesso que apresenta as disposições preliminares, itens que regulamentam a seleção dos alunos, lista de comprovantes e documentos necessários. 

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas presencialmente no campus XVII nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. No período serão distribuídas somente 160 senhas por ordem de chegada, 80 senhas no primeiro dia de inscrição e a outra metade no segundo. Os candidatos devem apresentar cópia e original dos seguintes documentos: RG (ou outro documento oficial de identificação com foto); uma Cópia do Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou — no caso de estudante do último ano — declaração que está cursando  último ano do ensino Médio; uma foto 3x4; e uma Cópia do comprovante de residência atualizado (últimos 2 meses). Na matrícula, os candidatos, no ato, devem levar um brinquedo novo e um alimento não perecível (exceto sal), que serão destinados aos projetos sociais do campus, e deve ser paga uma taxa de 20 reais. 

Os alunos que tiverem cursado o ensino médio em escola particular, além de diploma, devem portar uma declaração de que foi bolsista integral. 

Após a prova classificatória, serão disponibilizadas 80 vagas, distribuídas conforme classificação para os estudantes de baixa renda concluintes ou que já concluíram o ensino médio. A seleção dos candidatos ocorrerá mediante 20 questões de múltipla escolha (sendo 10 questões de língua portuguesa e 10 questões de matemática). Os conteúdo que comporão a prova são referentes aos acumulados no ensino médio. 

O Cursinho Alternativo de Vigia da Uepa precisa do pagamento de uma mensalidade com o valor de 20 reais, que será utilizada para a impressão de materiais utilizados durante as aulas.

Para outras informações, veja o edital aqui.

Campus de Moju —  situado na Avenida das Palmeiras, s/n, inscreverá de 17 de fevereiro a 06 de março os interessados em participar do Cursinho Popular Acesso para todos. Serão disponibilizadas 80 vagas distribuídas igualmente entre os turnos da manhã e tarde.

Para realização das inscrições, necessita entrega da documentação: comprovante de renda e residência, declaração de matrícula ou certificado do ensino médio.

Campus de Marabá — estabelecido na Avenida Hiléia, s/n, abrirá do dia 14 a 20 de fevereiro as inscrições dos alunos via online (pré-matrícula). No mesmo período será disponibilizado na página do Cursinho Popular Avante o edital com todas as disposições e especificações para participação dos interessados. 

Após a pré-inscrição, os candidatos deverão apresentar de 28 a 29 de fevereiro, no Diretório Acadêmico, de 8h às 12h e de 14h às 17h30, duas fotos 3x4 e a xerox dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência; declaração escolar (para os concluintes) e certificado de conclusão (para aqueles que já concluíram) o ensino médio. 

O Avante visa atender principalmente os alunos de baixa renda e provenientes da rede pública de ensino. Serão 80 vagas, preenchidas pelos primeiros inscritos, mais cadastro reserva. O cursinho tem uma mensalidade de 15 reais utilizada para manter as atividades.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Você concorda com o adiamento das eleições municipais para novembro?

85.6%
14.4%