20/07/2020 às 08h00min - Atualizada em 20/07/2020 às 08h00min

Vacinação contra a gripe continuará disponível até acabar o estoque

A vacina protege contra três vírus respiratórios: Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza

Agência Pará
Com edição do belem.com.br
A gripe é uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco (Foto: Pedro Guerreiro/ Agência Pará)
      
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi encerrada oficialmente, no último dia 17, no entanto, as doses de vacina continuarão disponíveis nas Unidades de Saúde para os grupos prioritários, principalmente para as crianças de seis meses a menores de seis anos, uma vez que ainda faltam ser vacinadas cerca de 430 mil crianças.

Devido à baixa cobertura no grupo prioritário das crianças é importante que os municípios paraenses continuem com as doses disponíveis para a população até acabar o estoque.

A vacina protege contra três vírus respiratórios: Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses três vírus respiratórios.

“As crianças que não foram vacinadas correm o risco de adoecerem e terem complicações como as pneumonias, desenvolverem quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e ainda descompensarem quadros de doenças pré-existentes, podendo levar à morte”, alerta a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde. “É importante, então, que os pais ou responsáveis levem as crianças para receber a proteção contra o vírus Influenza”, enfatizou.

O Pará está com cobertura vacinal de 75% com 1.434.408 pessoas vacinadas de um total de 1.911.628 pessoas que compõem os grupos prioritários, sendo que a meta é vacinar pelo menos 90% desse total. 

De acordo com o "Vacinômetro" do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe está com as seguintes coberturas vacinais: crianças (48%), gestantes (58%), puérperas (71%), indígenas (71%) e pessoas de 55 a 59 anos (65%). A meta de idosos vacinados foi superada com cobertura de 115% e a meta de trabalhadores de saúde também foi superada com cobertura de 109%.

Para alcançar as metas das campanhas de vacinação, a Sespa continua orientando os municípios a adotarem estratégias diferenciadas para buscar a população alvo da campanha e o estado alcançar a meta mínima de 90% de cobertura vacinal.

A terceira etapa, que se encerrou nesta sexta-feira, além das crianças, tinha como público-alvo as gestantes, puérperas, e pessoas de 55 a 59 anos. Agora, qualquer pessoa dos grupos prioritários que não se vacinou nas etapas anteriores ainda pode tomar a vacina.

Saiba mais – A gripe é uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco. A doença ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Serviço: A vacina está disponível nas Unidades de Saúde de acordo com horário local. É importante levar a caderneta de vacinação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?