A ação vai funcionar das 8h às 17h, com entrada pelo portão A2 e limite de 250 atendimentos diários. (Foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará)
A partir desta quinta-feira (12) começa a funcionar mais uma unidade da Policlínica Itinerante. A ação vai estar localizada no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), das 8h às 17h, com entrada pelo portão A2 e limite de 250 atendimentos diários. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o objetivo é prestar atendimento em casos leves e moderados da covid-19 e outras síndromes gripais, disponibilizando consultas médicas, exames para diagnóstico da doença e medicamentos, quando necessário.
A descentralização do atendimento focado no paciente com os primeiros sinais e sintomas da doença quer evitar o agravamento e a necessidade de internação hospitalar. No entanto, pessoas que já se encontram com sintomas mais graves da covid-19, como falta de ar, devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros da capital.
A unidade no Mangueirão foi aberta porque os atendimentos na Escola Estadual José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, e na Escola Estadual Arthur Porto, no Jurunas, foram encerrados em função do processo eleitoral, pois as instituições de ensino são utilizadas como locais de votação.
Alternativas
Os pacientes com síndrome gripal também podem buscar atendimento na Policlínica Itinerante, das 8h30 às 17h, no estacionamento do Hangar, com limite de 250 atendimentos diários, e nas unidades da Pedreira e da Doca (Avenida Visconde de Souza Franco), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 13h30, com limite de 60 atendimentos por dia em cada unidade.
Desde quando começaram a funcionar, as unidades da Policlínica Itinerante realizaram 8.622 atendimentos. Houve ainda 2.783 atendimentos na UBS Pedreira; 2.707 na URE-Doca, 128 na Escola Estadual José Valente Ribeiro, na Cabanagem; 122 na Escola Estadual Arthur Porto, no Jurunas, e 2.882 atendimentos na Policlínica Itinerante, no Hangar.