25/11/2020 às 16h00min - Atualizada em 25/11/2020 às 16h00min

E-Título não poderá ser baixado no dia do segundo turno (29)

A ferramenta digital dá acesso a uma série de serviços

Agência Brasil
Com edição do Belém.com.br
A justificativa para aqueles que não puderam votar também pode ser feita pela ferramenta. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
     
O
aplicativo e-Título poderá ser baixado somente até este sábado (28). No domingo de eleições, dia 29 de novembro, a ferramenta poderá ser utilizada apenas por aqueles que tiverem feito o cadastro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a plataforma foi criada para oferecer uma série de serviços para facilitar o voto.

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite também a checagem da localização da seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A justificativa para aqueles que não puderam votar também pode ser feita pela ferramenta. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

Falhas

No primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, o e-Título apresentou algumas falhas. Na ocasião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que a instabilidade ocorreu por conta dos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema. 

Segundo dados da Justiça Eleitoral, até o primeiro turno o e-Título havia sido baixado 16 milhões de vezes. O Brasil tem cerca de 148 milhões de eleitores aptos a votar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?