10/12/2020 às 11h00min - Atualizada em 10/12/2020 às 11h00min

Primeiro caso de reinfecção por covid-19 no Brasil é confirmado

Diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos

Agência Brasil
Com edição do Belém.com.br
O caso de reinfecção ocorreu após 116 dias do primeiro diagnóstico. (Foto: Ricardo Amanajás)
      
O Ministério da Saúde (MS) confirmou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o primeiro caso de reinfecção por covid-19 no país. Segundo a pasta, uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal, contraiu a doença em junho e se curou. Após 116 dias do primeiro diagnóstico, ela teve o resultado confirmado novamente em outubro.

No dia 9 de dezembro, o Ministério da Saúde recebeu um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ, com os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de um caso suspeito de reinfecção pelo coronavírus. A análise feita, via metodologia de RT-PCR em tempo real, confirmou a reinfecção.

Segundo a nota do MS, “as análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas".

O ministério disse ainda que o resultado reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?