21/06/2021 às 13h00min - Atualizada em 21/06/2021 às 13h00min

Pessoas entre 18 e 55 anos podem ser doadoras de medula óssea no Hemopa

Saiba o que é preciso para se cadastrar

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Pessoas entre 18 e 55 anos podem ser doadoras de medula óssea no Hemopa (Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará)

          

Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade, pode ser um doador de medula óssea. No Pará, a Fundação Hemopa realiza continuamente o cadastro de possíveis doadores, formando um banco de dados integrado à base de informações nacional, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Atualmente, o banco conta com 136 mil voluntários.

 

Como se cadastrar

 

Basta apresentar um documento oficial de identidade com foto, preencher um cadastro com os seus dados pessoais, ter endereço fixo e não ter histórico de câncer ou de HIV.

 

Os interessados podem se dirigir à Fundação Hemopa, em Belém, ou a qualquer uma das unidades fixas em shoppings da capital, como o shopping localizado na BR 316, no bairro Castanheira, e o shopping localizado na avenida Padre Eutíquio, no bairro Batista Campos. 

 

Postos de doação em campanhas externas, nas unidades móveis, também realizam o cadastramento, além das unidades do Hemopa nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Tucuruí e Altamira.

 

Ao se cadastrar, o interessado apenas registra a intenção de ser doador, mas não faz a doação imediatamente. Junto ao cadastro, é realizado um exame sanguíneo para tipagem do HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), para que possa ser verificada a compatibilidade com algum paciente. Não é preciso estar em jejum.

 

A doação só é realizada quando houver uma demanda compatível com a tipagem do doador. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pelo cruzamento entre os bancos de dados do Redome e do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para verificar a compatibilidade entre os doadores e os pacientes.

 

Atualização de dados

 

O cadastro para doação de medula óssea é único, mas é necessário atualizá-lo em caso de mudança de telefone ou endereço. A comunicação da alteração pode ser feita através do número 0800-280-8118 ou de forma presencial, em alguma das unidades da Fundação.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?