12/10/2021 às 09h30min - Atualizada em 12/10/2021 às 09h30min

Autoexame de mama detecta 80% dos casos de câncer

Saiba quais são os sinais que indicam a doença

Assessoria de imprensa
Com edição do Belem.com.br
Qualquer sintoma estranho deve ser comunicado ao médico. (Foto: Reprodução/Sambarfoto)

 

O mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, por meio de diversas ações que são realizadas para o público.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 80% dos diagnósticos do câncer de mama são feitos a partir do autoexame. Para a enfermeira Mônica Nicolau, “o objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele e outros fatores”.

 

Segundo a especialista, os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sintomas. No entanto, é recomendável que a mulher faça o autoexame. “A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Para as mulheres que já passaram pela menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer época do mês”, orienta.

 

Qualquer alteração que venha a observar deve ser comunicada imediatamente ao profissional de saúde, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois da última mamografia que a pessoa realizou ou do exame clínico das mamas feito por um médico. “O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por profissional de saúde”, detalha.

 

Segundo a especialista, estes são alguns sinais e sintomas do câncer de mama:

 

Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);

 

Nódulo único endurecido;

 

Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;

 

Dor na mama ou mamilo;

 

Inversão do mamilo;

 

Eritema (vermelhidão) na pele;

 

Linfonodos aumentados.

 

Como prevenir o câncer de mama:

 

Faça o autoexame, mas também faça a mamografia regularmente; 

 

Controle a sua alimentação. Evite alimentos ultraprocessados;

 

Pratique atividades físicas;

 

Evite o consumo de cigarros e álcool;

 

Faça reposição hormonal;

 

Tome banhos de sol; 

 

Amamente pelo máximo de tempo possível.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?