20/11/2021 às 09h00min - Atualizada em 20/11/2021 às 09h00min

Dia da Consciência Negra: como surgiu e o que simboliza?

A data foi instituído pela Lei nº 12.519/2011

Letícia Villacorta
O dia 20 de novembro remete à data da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares. (Foto: Freepik)
       
Vinte de novembro é o Dia da Consciência Negra no Brasil. Instituído pela Lei nº 12.519/2011, remete à data da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. A data da sua morte motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo de resistência e luta dos diretos da população negra no Brasil.

O Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois tem como objetivo levantar debates sobre o racismo e as desigualdades presentes na sociedade brasileira, além de relembrar a importância da luta antirracista e da valorização das identidades negras. A Lei instituída em 2011 não transformou a data em feriado nacional, assim, os governos de cada estado e cidade do Brasil devem optar por ser feriado ou não.

Letícia Cardoso é professora de História e Sociologia na educação básica em Belém. Envolvida em espaços de militância paraense na luta antirracista, ela explica que o dia 20 de novembro é importante para valorização das vidas de pessoas negras no Brasil.

“Desde muito criança, o racismo atravessou a minha vida e marcou minha identidade. Precisamos continuar lutando pela valorização da nossa ancestralidade e cultura. É fundamental que haja essa data para conscientizarmos todos sobre a luta antirracista no Brasil”, enfatiza.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo do período Brasil-Colônia, o Quilombo dos Palmares.

Historiadores afirmam que ele ganhou respeito e admiração de seus companheiros quilombolas, pois suas habilidades como guerreiro, a qual lhe conferia coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar, eram de extrema importância na época. Além disso, lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil.

Em 1695, no dia 20 de novembro, um de seus capitães, Antônio Soares, entrega Zumbi ao capitão Furtado de Mendonça. O líder de Palmares tinha 40 anos de idade quando foi derrotado e morto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?