16/10/2019 às 09h49min - Atualizada em 16/10/2019 às 09h49min

Secretário de Desenvolvimento de Canaã cumpre agenda em Belém

O município, no Sul do Pará, é modelo de desenvolvimento para todo o Estado

belem.com.br
Selma Amaral - Assessoria de Imprensa
Segundo o secretário Jurandir dos Santos, Canaã quer descobrir novas alternativas de renda e vetor econômico (Foto: Reprodução/Facebook)
O secretário municipal de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás, Jurandir José dos Santos, chegou a Belém nesta terça-feira (15), para cumprir agenda de reunião política; participar do lançamento do portal belem.com.br, da empresa Belém Group, do publicitário Edmilson Ferreira, e deixar convite para os empresários de Belém conhecerem Canaã e suas potencialidades sociais, educacionais e econômicas.
 
 O secretário Jurandir José é gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento, criado naquele município do Sul do Pará, para uso inteligente dos recursos provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CEFEM). O capital do Fundo se utiliza de 5% do montante anual dos repasses da CEFEM, que, em 2017, segundo o último balanço divulgado no site da Agência Nacional de Mineração (ANM), foi de R$ 40,3 milhões, sendo a 3ª maior arrecadação do Pará e 6ª maior do Brasil.
 
Com os recursos do Fundo, Canaã dos Carajás também está pondo em execução uma agenda positiva de obras e serviços públicos previstos no documento denominado de Pacto por Canaã, lançado no início deste mês, durante a IV Feira de Negócios e IV Festival de Gastronomia de Canaã dos Carajás (Fenecan). Ainda por meio do Pacto, a gestão pública de Canaã está incentivando o sentimento de “pertencismo” entre os moradores da cidade, que festejou 25 anos de emancipação política no último dia 5 de outubro.
 
O Pacto por Canaã foi idealizado e debatido por especialistas em gestão pública e representantes de todos os setores da economia do município, com destaque ainda para as Secretarias Municipais de Gestão, de Produção Rural, Mineradora Vale, Prefeitura Municipal de Canaã, Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã (Aciacca), além de representantes da sociedade civil organizada.
 
Segundo o secretário Jurandir dos Santos, Canaã quer descobrir novas alternativas de renda e vetor econômico, considerando que os recursos minerários são finitos. “O Pacto por Canaã é um conjunto de medidas de obras e serviços para melhoramento da qualidade de vida da nossa população, mas também de investimentos em saúde, educação, segurança, saneamento básico e principalmente identificar novos modelos de economia e desenvolvimento sustentável”, explica o secretário.
 
Fenecan – Sobre a realização da IV Feira de Negócios e IV Festival de Gastronomia de Canaã dos Carajás (Fenecan), o secretário José Jurandir dos Santos disse que o evento foi um sucesso de público com mais de cem mil visitantes, mais de 80 expositores e uma renda superior a R$ 4 milhões nas comercializações de produtos e serviços. “A Fenecan foi um sucesso, tanto que em 2020 vamos ampliá-la, tanto em área física como em sua programação”, garantiu.
 
O Município de Canaã dos Carajás está localizado na região Sul do Pará. Possui vocação econômica baseada na exploração minerária com dois pontos de exploração: projeto sossego de cobre e o S11D de minério de ferro, mas também é grande produtor de mel de abelha, carne bovina, leite e pescado. A cidade conta com 36 mil habitantes (IBGE/2017) e uma cultura miscigenada devido ao grande fluxo de migração nos últimos dez anos. A cidade quer despontar no cenário mundial como melhor lugar para viver e trabalhar, a partir do uso correto dos recursos gerados pela indústria da mineração. O portal belem.com.br vai acompanhar a agenda do secretário Jurandir dos Santos na capital paraense.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?