06/01/2022 às 17h06min - Atualizada em 06/01/2022 às 17h06min

Prefeitura implanta Consultório Farmacêutico na UBS da Tavares Bastos

Espaço favorece o acolhimento do paciente

Redação Belem.com.br
Meta é implantar um Consultório Farmacêutico em cada distrito de Belém até o fim de 2022. (Foto: Edielson Shinohara/Sesma)
               
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da 
Tavares Bastos ganhou um Consultório Farmacêutico. O objetivo é que o serviço seja implantado, desempenhando e consolidado junto aos pacientes em tratamento de doenças crônicas assistidas.

Neste serviço, o farmacêutico estreita sua relação com o paciente, ligando-o ao tratamento de sua patologia, seja por medicamentos ou por práticas não medicamentosas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida.

Em Belém, a UBS do Jurunas também conta com o serviço. A meta é implantar um Consultório Farmacêutico em cada distrito de Belém até o fim de 2022. Flávia Moraes, farmacêutica da referência técnica de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), explica sobre a importância de implantação do serviço.

“Neste espaço vamos oferecer aos usuários atendimento farmacêutico para evitar interações medicamentosas, melhorar a indicação de medicamentos para os pacientes, aplicar práticas integrativas como a orientação para uso de fitoterápicos, utilização de auriculoterapia, aromaterapia, trazendo uma possibilidade maior de atendimento à população”, destaca Flávia.

Para a farmacêutica Patrícia Alvarez, responsável pelo consultório, o espaço favorece o acolhimento do paciente, o que também contribui para o seu tratamento.

“Eles vão ter mais tempo para conversar, tirar as suas dúvidas a respeito do medicamento, do tratamento e da doença. Nosso foco é desenvolver um trabalho de acompanhamento farmacoterapêutico aos pacientes diabéticos, hipertensos e da saúde mental”, ressalta.

Patrícia ressalta que o uso de medicamentos, sejam prescritos ou isentos de prescrição, necessita de orientação e ninguém melhor que o farmacêutico para proporcionar o uso racional e efetivo desses produtos.

“Com o acompanhamento do profissional farmacêutico, evita-se o uso inadequado e, obviamente, efeitos adversos dos medicamentos, além de prover ao usuário a segurança de um tratamento correto e eficaz. Consequentemente, haverá melhorias na qualidade de vida do paciente”, conclui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?