A Semana do Quadrinho Nacional ocorre desde 2013. (Foto: Ricardo Amanajás / Agência Pará)
A Semana do Quadrinho Nacional é realizada de 24 a 28 de janeiro pela Biblioteca Pública Arthur Vianna, por meio da seção Gibiteca. O evento ocorre desde 2013 e marca as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro. O principal objetivo do evento é colocar em destaque os quadrinhos produzidos no Brasil e, especificamente, o que é produzido no Pará. Assim como, valorizar e destacar o quadrinho como linguagem e forma de expressão artística.
No decorrer de oito anos de realização da Semana do Quadrinho Nacional, diversos temas foram abordados entre palestras e bate-papos. Desde questões relacionadas à produção, mercado e linguagem, quanto a produções acadêmicas sobre quadrinhos. Questões bastante pertinentes na atualidade, como a representação do negro nas HQs e o feminismo nos quadrinhos.
Na edição de 2022, após dois anos com o evento sendo realizado de forma virtual, serão promovidas palestras, workshops, exposições, feira de gibis, beco dos artistas e lançamentos de publicações com sessão de autógrafos e bate-papo com autores, de modo presencial e obedecendo os protocolos sanitários. Desta forma, a proposta da programação é oferecer ao público conhecimento e entretenimento, além de estímulo para leitura e produção de HQs.
Essa 8ª edição da Semana do Quadrinho Nacional terá ainda um início especial, a Pré Semana, que contará com a participação do vencedor da primeira edição do Prêmio Jabuti em 2017, Gidalti Moura Jr. nos dias 13 e 14 de Janeiro para o bate-papo e lançamento do seu Livro “Brega story” e um masterclasses referente à processos criativos e edição.
A programação ocorrerá na Biblioteca Arthur Vianna, no Centur. (Foto: Ricardo Amanajás / Agência Pará)
Programação
Os Workshops, Masterclasses e Palestras têm o intuito de apresentar diferentes etapas no processo de criação de uma HQ, tais como: roteiro, storytelling, desenho, personagens e colorização. Sempre buscando oferecer um horizonte que possibilite a melhor compreensão sobre determinada técnica, método ou processo.
A Feira do Gibi e o Beco dos Artistas são espaços para venda e troca de quadrinhos entre leitores, colecionadores e produtores. O objetivo é reunir aprodução autoral de quadrinistas paraenses para comercializarem seus trabalhos. A Feira é para a venda de quadrinhos diversos. Já o Beco para os autores comercializarem suas produções.
As exposições buscam exibir produções que se destacam no cenário local, com grande variedade de estilos e gêneros direcionadas para o público infanto-juvenil e adulto. A 8ª edição da Semana do Quadrinho Nacional como de costume será realizada na Fundação Cultural do Pará e acontece entre os dias 24 a 28 de janeiro de 2022.Veja a progrmação completa. Para mais informações, acesse o perfil oficial da Biblioteca no Instagram.
Origem
Em Belém, a data do Dia do Quadrinho Nacional foi comemorada pela primeira vez no ano de 1992, na Casa da Linguagem, anexo da Fundação Curro Velho, proposta pelo grupo de quadrinhos local “Ponto de Fuga”, que também participou da organização do evento. Desde então a data é celebrada por grupos entusiastas e quadrinistas que se tornou um evento regular da Fundação Cultural do Pará (FCP).