10/01/2022 às 17h13min - Atualizada em 10/01/2022 às 17h13min

Circuito Rango de Feira vai revelar os vencedores do concurso nesta sexta (14)

Os três pratos mais votados de cada feira participante serão os vencedores

Redação Belem.com.br
As feiras participantes são a de: Icoaraci, Benguí, Pedreira, 25 de Setembro, Cremação e Ver-o-Peso. (Foto: Reprodução)
                       
O aniversário de 406 anos de Belém é dia 12 de janeiro e é nesta semana que a cidade vai conhecer os melhores rangos de seis das suas maiores feiras. E
m mais uma etapa do projeto, o 'Circuito Rango de Feira' anuncia na sexta (14) os pratos vencedores do concurso gastronômico. 

Os feirantes receberam capacitação, elaboraram receitas especiais e disponibilizaram para avaliação do público, que vai decidir, juntamente com um júri especializado, composto por chefes de cozinha, cozinheiros e digital influencers, os melhores rangos, considerando elementos como organização, assiduidade higiênica, sabor textura, aroma, entre outros. A somatória das notas vai determinar os três melhores pratos de cada feira participante: Icoaraci, Benguí, Pedreira, 25 de Setembro, Cremação e Ver-o-Peso.

As receitas que compõem o concurso estão disponíveis tanto de forma presencial, nos boxes de cada feirante, como podem ser pedidas pelos clientes por meio de delivery. Os pratos, seus respectivos criadores e os contatos para entrega estão sendo divulgados nos perfis dos jurados e nos do Circuito, no Instagram e Facebook. Por meio desses perfis, o público também pode dar a sua nota para os pratos, deixando comentários na foto. Cada nota será somada às notas dos jurados que vão percorrer as feiras de segunda (10) a quinta-feira (13), degustando as receitas.

Na sexta-feira (14), os vencedores serão anunciados nas redes sociais dos jurados Leona (@leonaoficial), João Takahashi (@eguataka), Trisha Guimarães (@acasacomoelae), Keila Gentil (@tremekeila), Marcos Médici (@mediciland), o embaixador do projeto, chef Léo Modesto (@leomodestoz5), o júri técnico Ângela Sicília (@angelasicilia) e Nazaré Reis (@asnegonasoficial) e as do Circuito: @rangodefeirabelem e @rangodefeiracardapio (Instagram) e rango.de.feira.belem (Facebook).

A feirante Rosiane Silva, há 28 anos trabalhadora do Ver-o-Peso, diz que o Circuito Rango de Feira a fez sentir mais valorizada como cozinheira. Ela revela ansiedade pelo resultado do concurso gastronômico. “Eu realmente amo a gastronomia, trabalho com todo o meu amor. E essa é uma oportunidade excelente de mostrar a nossa comida, a variedade dos nossos ingredientes e o nosso talento. Participar de um concurso como esse realmente aquece o coração da gente”, diz. “Independentemente do resultado, quero que a nossa feira seja cada vez mais visitada e que as pessoas venham provar a comida de feira, que tem muita qualidade”, ressalta.

Quem costuma frequentar as feiras em busca de comida boa e preços acessíveis tem os seus favoritos. É o caso do feirante Manoel Araújo, 69 anos, que trabalha no Mercado Municipal do Benguí. Todos os dias, ele dá uma escapadinha da sua barraca para almoçar a sopa de carne com legumes oferecida pela colega e cozinheira Mônica Cristina, 36 anos, proprietária do Box “Sopão Deus é Fiel”, onde atua há três anos. “Eu trabalho com café da manhã e almoço, refeições variadas, mas a sopa realmente é o carro chefe, principalmente aos finais de semana”, conta. “Eu não perco um dia. Ela sabe que tem que deixar o meu reservado”, completa o seu Manoel, que torce pelo sucesso do prato de Mônica no Circuito Rango de Feira. “Estou ansiosa, principalmente pela passagem dos jurados aqui no meu box, mas com fé vai dar tudo certo”, finaliza Mônica.

O projeto 
conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), e apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?