22/02/2022 às 15h44min - Atualizada em 22/02/2022 às 15h44min

Obras no Complexo Ver-o-Rio estão 80% concluídas

As reformas estão orçadas em quase R$1 milhão

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
As obras estão com 80% das etapas concluídas. (Foto: Agência Belém)

                                                                                                        
O Complexo Ver-o- Rio, considerado um dos pontos turísticos de Belém, está com 80% das obras de reforma realizadas. O espaço está localizado às margens da baía do Guajará, no bairro do Umarizal, e falta pouco para ser entregue aos visitantes. O serviço, iniciado no dia 15 de outubro de 2021, é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). 


A revitalização do ponto turístico é demanda apresentada nas plenárias dos bairros que compõem o Distrito Administrativo de Belém (Dabel), no Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado e está orçada em R$ 998.565,00. 

“Não medimos esforços para resgatar toda a beleza do Ver-o-Rio. É uma obra de reforma, que visa restauro da estrutura, passarelas, recomposição das calçadas com pedras portuguesas, da quadra de areia, do parquinho destinado às crianças e também instalação de equipamentos para a realização de atividades físicas e conclui com a pintura geral e novo projeto de iluminação em LED”, detalhou o diretor do Departamento de Obras Civis da Seurb, Edilberto Abreu. 

Construído na área central do Ver-o-Rio, o Memorial dos Povos Indígenas - estrutura arquitetônica que lembra uma oca moderna e que funciona com uma arena teatral para apresentações culturais - teve seu telhado substituído e estrutura reforçada. 


“Recebemos a missão de recuperar e modernizar os equipamentos públicos deste espaço, que faz parte da história de Belém. O complexo Ver-o-Rio está recebendo o tratamento que sempre mereceu, por isso estamos diariamente presentes na obra, acompanhando e estimulando os profissionais que oferecem seus talentos para que o espaço seja devolvido à população em sua plenitude”, afirma o secretário de Urbanismo de Belém, Deivison Alves.


Segundo o titular da Seurb, o espaço turístico ainda receberá um projeto de iluminação em LED, totalmente modernizado.


História

No local onde hoje se encontra o ponto turístico já funcionou o Pier da Panair, uma espécie de aeroporto de hidroaviões, com rampa e um hangar, com estrutura para a manutenção dos hidroaviões. Na década de 1929, dele saiam vôos diários em hidroaviões, inclusive internacionais.


Em 1965, a Panair do Brasil teve as suas operações encerradas e para lembrar a história do local, uma placa no Ver-o- Rio guarda toda essa memória da cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?