24/02/2022 às 12h48min - Atualizada em 24/02/2022 às 12h48min

Belém ganha espaço especializado para tratamento de doenças mentais

Centro de Atenção Psicossocial tipo III foi entregue hoje (24)

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
A lógica do Caps é pautada nas trocas sociais, na atuação territorial e multiprofissional.. (Foto: Mácio Ferreira / Ag. Belém)

                                                                                         
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) entregou à população nesta quinta-feira (24), a Casa Mental do Adulto Marisa Santos (Centro de Atenção Psicossocial tipo III – Caps 3). O local conta, a partir de agora, com novas instalações, com a oferta de acolhimento integral 24 horas para pessoas em sofrimento psíquico.


O prédio que abriga o serviço foi completamente revitalizado. Possui três salas de atendimento individual, mais três salas para atendimento em grupo, dois quartos com cinco vagas divididas entre feminino e masculino, para acolhimento em tempo integral, além de farmácia com recepção, sala para reuniões técnicas, um refeitório e copa.


Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são os serviços estratégicos e substitutivos à lógica manicomial de aprisionamento das pessoas e afastamento do convívio social. A lógica do Caps é pautada nas trocas sociais, na atuação territorial e multiprofissional.


O Caps Marisa Santos funciona 24 horas atendendo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 18 anos, com transtornos psíquicos graves e persistentes, possuindo espaço também para a internação de usuários. Atualmente o serviço conta com 2.182 usuários cadastrados, mas com a pandemia da covid-19 tem atendido de 700 a 800 usuários por mês. O espaço começou a funcionar no ano de 1997, como Caps II e, em julho de 2002, se tornou Caps III passando a funcionar 24h.


Homenagem

A enfermeira Marisa das Graças Paiva Costa dos Santos foi uma profissional que atuou de modo brilhante a favor da saúde mental em Belém. Trabalhou na rede de atenção psicossocial por 16 anos, cuidando dos usuários em seus momentos de crise, além de contribuir  para a promoção da saúde mental por meio da arte e do canto Coral.


Ela também atuou nos espaços coletivos e públicos de Belém, nas chamadas atividades extramuros. Era promotora de trabalho de articulação de redes no campo da saúde mental. A enfermeira Mariza infelizmente faleceu vítima de covid-19 em 2021, deixando profundas saudades em colegas da saúde mental, nos usuários e familiares.


Serviço

A Casa Mental do Adulto Marisa Santos (Caps III) está localizada na travessa Dom Romualdo de Seixas, 1.954, em Nazaré.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?