09/05/2022 às 11h50min - Atualizada em 09/05/2022 às 11h50min

Belém e Unicef firmam parceria nesta segunda-feira (9)

O cooperação faz parte do projeto "Agenda Cidade UNICEF – Belém"

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
Prefeitura de Belém e Unicef firmam parceria para melhorias da população da capital. (Foto: Fernando Stankuns)

                                                                                              
A Prefeitura de Belém e o  Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) lançam nesta segunda-feira (9), no Teatro Estação Gasômetro, a iniciativa "Agenda Cidade UNICEF – Belém" para cada criança e adolescente, com o objetivo de fortalecer um conjunto de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, a ser desenvolvido em territórios prioritários para a parceria a partir de análise de indicadores sociais.


O acordo de cooperação será assinado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), e pela representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, com as presenças de adolescentes e jovens conselheiros do "Tá Selado", do Fórum de Participação Social.

A parceria prevê, até 2024, a realização de um conjunto de ações integradas nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência e inclusão socioprodutiva.

As agendas propostas foram definidas de acordo com indicadores da infância e adolescência, seguindo também ações relacionadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Pela Prefeitura de Belém estão envolvidas as secretarias de Educação, Saúde, Funpapa e de Planejamento.

Com a parceria, o Unicef disponibilizará cooperação técnica, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais, como parte de sua estratégia de cooperação com governos municipais voltada aos centros urbanos.

Os projetos e programas que já ocorrem em parceria entre Unicef e Prefeitura passarão a fazer parte da #AgendaCidadeUNICEF e serão intensificados com a parceria.

São os casos da Busca Ativa Escolar de crianças e adolescentes que estão fora da escola; da implementação das Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), que vão aprimorar o atendimento a crianças pequenas; e da realização de atividades de formação e apoio à saúde mental de adolescentes, além da ampliação dos processos de engajamento e formação de adolescentes e jovens do Tá Selado.

Agenda

Com a parceria, o Unicef disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais, como parte de sua estratégia de cooperação com governos municipais voltada aos centros urbanos. Além de Belém, as outras cidades que farão parte dessa rede são, Fortaleza, Recife, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

“Esse conjunto de ações busca prevenir também a violência, a discriminação e ter ainda um impacto na própria redução dos homicídios contra adolescentes. Por isso, estamos escolhendo bairros vulneráveis. Uma vez que conquistarmos resultados de impacto, essas iniciativas conjuntas e estratégias vão poder ser replicadas para outros bairros da cidade”, destacou a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?