29/06/2022 às 11h00min - Atualizada em 29/06/2022 às 11h00min

Espetáculo 'Geni de todas as almas' leva as dores de ser mulher ao Theatro da Paz

A dramaturgia inédita de Tiago de Pinho é inspirada em canção de Chico Buarque

Com edição da Redação Belem.com.br
Emanuele Corrêa - Ascom
O espetáculo ocorrerá no Theatro da Paz, em Belém. (Foto: Divulgação)

                                                                                                           
Neste domingo (3), a Casa de Artes Tiago de Pinho apresenta às 20h, no Theatro da Paz, o espetáculo teatral "Geni de todas as almas". A dramaturgia inédita de Tiago de Pinho, inspirada na canção de Chico Buarque "Geni e o Zepelim".

A trama explana a dor de cinco mulheres que são culpabilizadas pela decadência econômica e moral de uma cidade. Suas vidas serão reviradas do avesso ao terem uma maldição aliada ao seu nome de batismo: Geni. “Para encobrir a corrupção, assassinatos e abusos sexuais é inventada uma maldição de que mulheres nascidas com o nome de Geni seriam um perigo para a sociedade”, explica Tiago de Pinho. 

Uma trama política que aborda temas atuais como o casamento, nem sempre harmonioso, também política e religião. Preconceito em relação às religiões de matriz africana, homofobia, pobreza da população, entre outros aspectos presentes no Brasil atual, mas que na trama se passa em uma cidade perdida no tempo e no espaço.

“Geni de todas as almas é um espetáculo forte, que bota o dedo na ferida das pessoas. O público pode esperar fortes emoções, momentos para nunca mais esquecer, seja no riso ou seja no choro. É ação, reviravoltas, amor, dor e entrega! Isso é Geni de todas almas” explica o diretor e autor Tiago. 

Uma das Genis, interpretada pelo ator Vyktor Ayan é uma transexual que luta por reconhecimento e justiça. "Sempre soube que interpretar a Geni seria uma responsabilidade enorme de representar uma mulher que é marginalizada e carrega uma dor por ser quem é. Todos esses meses de processo me ajudaram a conseguir mostrar tudo isso com respeito e responsabilidade com a dor da personagem e de quem vive essa realidade" disse o ator.

"Geni é a representação da mulher em uma sociedade mergulhada em hipocrisia. Muito se fala em vidas trans e o quanto elas são vítimas de preconceito. Mas Geni além disso, te faz entender quem ela é, o quanto essa dor é presente no seu cotidiano e como ela se sente, mesmo depois de se mostrar segura em ser uma mulher. Geni é alguém que carrega dor, resiliência mas principalmente esperança", complementou Ayan.

O espetáculo ganhou as primeiras montantes em 2016, com recorde de público no teatro Margarida Schivasappa. Foram três temporadas com ingressos esgotados. Na dramaturgia de 2016, já se previam as mudanças políticas que aconteceriam no país, alguns poucos anos depois, ressalta Tiago de Pinho. A dramaturgia foi atualizada para o contexto político e social do país, o texto também serviu de inspirações para outras produções do gênero na cidade. 

O espetáculo traz ainda a cantora Júlia Passos no papel principal das Genis. Ela é um dos novos nomes da música paraense e com público na internet. Recentemente Júlia estrelou a web série Sampleados. 

"A vida da Geni pioneira foi repleta de desafios, mas sempre com muita coragem.
Se uma palavra a definisse seria 'transgressão'. Geni é o próprio retrato da revolução, seja dentro de si ou diante de tudo ao seu redor. Fala sobre coragem, apesar do medo. Coragem de amar, coragem de mudar tudo a sua volta, coragem de ser quem é e quebrar os padrões. Não se calar e nem se podar diante das hipocrisias" revelou a atriz sobre a personagem.

Questionada sobre o que foi mais desafiador no processo, Júlia destacou que foi encontrar as nuances entre uma moça jovem e ingênua, para o retorno com uma mulher madura e completamente diferente. "O público pode esperar um espetáculo forte. Um impacto. Um soco no estômago - como a Geni.
Surpresas, raiva, dor e revolução. Nada será como antes na cidade das Genis, e nem na vida de quem estiver numa cadeira daquele teatro", concluiu.

Para quem é fã de Chico Buarque, a trilha será composta por clássicos do compositor, na voz de Renata Del Pinho, cantora paraense, dona de uma voz potente que emociona plateias sempre que se apresenta. 


Serviço

Assunto: Geni de todas as almas 
Local: Theatro da Paz 
Data: 3 de julho de 2022
Horário: 20h 
Ingressos na bilheteria do teatro ou pelo
site


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?