25/07/2022 às 14h00min - Atualizada em 25/07/2022 às 14h00min

Marcha das Mulheres Negras ocorre hoje (25), em Belém

A ação começará na Estação das Docas e terminará na Praça da República

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
No dia 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. (Foto: Divulgação - Mulheres Negras Amazônicas)

 

                                                                                                                   
A 7ª Marcha das Mulheres Negras em Belém ocorre nesta segunda-feira (25), a partir das 17h, com saída da escadinha da Estação das Docas até o Quilombo da República, localizado na Praça da República, no bairro do Reduto. Neste ano, o evento tem um motivo a mais para lembrar a data, por ser o ano que se comemora os 30 anos do primeiro encontro das mulheres negras, ocorrido na República Dominicana, em 1992.


No dia 25 de julho, data que marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a marcha terá como tema “30 anos de luta, nossa marcha continua e se renova: mulheres negras amazônidas em luta por justiça ambiental e racial”. A ideia é provocar uma reflexão sobre o impacto das mudanças climáticas nas vidas das mulheres negras nos seus territórios, quilombos e periferias.

A Prefeitura de Belém, por meio das coordenadorias municipais Antirracista (Coant) e da Mulher (Combel), participará do evento. Para a coordenadora da Coant, Elza Fátima Rodrigues, “é impossível pensar no Brasil sem a contribuição da mulher negra na área da economia, dos cuidados e do apoio moral. Só que essa mulher negra, que a sociedade exige que ela seja forte, também precisa ser cuidada, amada e acolhida". 
 

Para a organização, o evento deste ano além de denunciar as condições de vidas das mulheres negras, vítimas de violência, do patriarcado e racismo, rememora a primeira marcha das mulheres negras em Belém, no bairro do Guamá - realizada no dia 25 de julho de 2016 - e busca proporcionar uma reflexão sobre as mudanças de vida das mulheres negras ao longo dos últimos 30 anos e as políticas públicas desenvolvidas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?