20/08/2022 às 08h00min - Atualizada em 20/08/2022 às 08h00min

Estudantes de Belém e das ilhas recebem acompanhamento nutricional

Os jovens fazem parte da rede municipal de ensino

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
A Fmae, durante a pandemia de covid-19, distribuiu kits de alimentação para os 16 mil estudantes da rede municipal. (Foto: Mácio Ferreira / Ag. Belém)

 

                                                                                                                                     
A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), realiza o 
projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (Peheg), que existe desde o início da gestão, em janeiro de 2021, foi ampliado neste ano de 2022, oferecendo manutenção e a instalação das hortas escolares.

Os ingredientes utilizados nas refeições são cultivados e colhidos da própria horta escolar. As refeições oferecidas são saudáveis e garantidas desde o berçário. Crianças de 0 a 2 anos também recebem alimentação, totalizando 403 estudantes. 

A fórmula infantil tem o objetivo de nutrir e suprir o leite materno nas escolas municipais, contendo os nutrientes próprios para a faixa etária. A preocupação com a alimentação equilibrada nas escolas é evidenciado na escolha dos vegetais e frutas sem agrotóxicos e vindos da agricultura familiar. 

kits de alimentação

A Fmae, durante a pandemia de covid-19, distribuiu kits de alimentação para os 16 mil estudantes da rede municipal, garantindo uma boa alimentação e combatendo a fome em um período de necessidades.

A entrega dos kits também continua neste ano e a Prefeitura  de Belém incluiu também o açaí na alimentação escolar dos estudantes das ilhas de Belém. 

“Minhas filhas tinham dificuldades para comer frutas, mas a aceitação delas melhorou muito, desde que começaram a comer na merenda escolar. E acredito que esse incentivo nutricional, que será dado pela Prefeitura, vai até melhorar o sistema imunológico delas”, destaca a mãe Carolina da Silva, mãe das alunas Amanda, do 5º ano, e Ana Camile, do 4º ano. Elas estudam na Unidade Pedagógica da Faveira, na ilha de Cotijuba. 

Resultados

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) capacitou 300 manipuladores de alimentos com treinamentos e a entrega de certificados. A atual presidente da Fmae, Bruna Cavalcante, reforça a importância da merenda regionalizada, focando e valorizando o cardápio com as raízes amazônicas. 

O açaí é ofertado nas mesas escolares e rico em ferro, cálcio e sais minerais. Não só os alunos da Região Metropolitana, mas também os ribeirinhos das ilhas de Belém recebem as merendas. 

Pesquisa de campo

A equipe de nutrição da Fmae constatou em vistoria técnica realizada em Cotijuba, Jutuba e Paquetá a vulnerabilidade dos estudantes das ilhas contemplados pela rede de ensino.  

Com isso, a Fundação ressaltou a necessidade de enviar complemento alimentar e cardápio específico levando em consideração a situação vivida por esses discentes, com o intuito de assegurar o aumento do consumo das necessidades nutricionais diárias de micronutrientes por meio da alimentação escolar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?