01/09/2022 às 18h00min - Atualizada em 01/09/2022 às 18h00min

Duas mangueiras serão retiradas na Presidente Vargas

As árvores encontravam-se em avançado estágio de senilidade, ou seja, estavam adoecidas

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Duas mangueiras serão retiradas na avenida Presidente Vargas. (Foto: Ascom / Semma)

 

                                                                                                
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), divulgou o laudo com o parecer técnico referente à retirada de duas mangueiras localizadas na praça da República, próximo ao Theatro da Paz, ocorrida nessa quarta-feira (31). 


O documento aponta que a retirada dos vegetais ocorreu após a equipe do Departamento de Áreas Verdes Públicas da Semma constatar que as árvores encontravam-se em avançado estágio de senilidade, ou seja, estavam adoecidas. Além disso, as mangueiras apresentavam sinais fotossanitários de comprometimento vegetal. 

Segundo o laudo, os vegetais apresentavam as copas (parte estrutural da árvore que contém e dá sustentação às folhas) ralas,  ausência de cobertura vegetativa; ramos e base comprometidos; e presença de Pyctocarpus sanguineus, também conhecido como Orelha-de-pau, um fungo de característica saprófita, que se alimenta de matéria orgânica em decomposição. O que revela que as árvores já estavam sem vida. 

Riscos de acidentes

Ao longo da vistoria técnica, diversos moradores da área relataram que os vegetais, em dias de chuvas e ventos fortes, já haviam ocasionado acidentes, pelo motivo dos galhos estarem comprometidos.

Diante disso, a Semma recomendou a retirada imediata das árvores, já que as mesmas apresentavam sérios riscos de queda. Após a retirada total dos vegetais, será realizada a reposição de novas mangueiras no local, visando manuter a característica da arborização da Presidentes Vargas. 

Investimento em diagnóstico -  Ao longo dos últimos meses, a Semma, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) está realizando vistoria de todas as árvores da capital paraense, a fim de identificar os vegetais que apresentam alguma anormalidade, para evitar riscos de queda de vegetais na cidade. 

O diretor do Departamento de Áreas Verdes da Semma, Kayan Rossy, afirma que esse levantamento garante que o órgão atue de forma preventiva em relação à saúde das árvores na capital paraense. 

"Estamos avaliando a saúde de todos os vegetais de Belém, com a finalidade de identificar algum tipo de doença neles. Claro que esse é um trabalho a longo prazo, já que temos muitas árvores na cidade. Isso tá sendo feito por bairros e esses dados auxiliam na manutenção das árvores, o que nos ajuda a agir de forma preventiva na retirada de vegetais que apresentam problemas", destaca.

Produção de mudas

Recentemente, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, frisou que o objetivo, até o final da gestão, é plantar 150 mil árvores. Desde o primeiro ano de gestão, em 2021, a Prefeitura de Belém monta uma força-tarefa com produção de mudas, o que antes não havia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?