12/09/2022 às 09h10min - Atualizada em 12/09/2022 às 09h10min

Familiares e vítimas do naufrágio de Cotijuba continuam recebendo apoio

Até a tarde desse domingo a Segup confirmou 22 óbitos

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Esse domingo (11), foi o quarto dia de trabalho das equipes de busca pelas vítimas do naufrágio da lancha Dona Lourdes II. (Foto: Divulgação)

 

                                                                                                                          
Esse domingo (11), foi o quarto dia de trabalho das equipes de busca pelas vítimas do naufrágio da lancha Dona Lourdes II, que afundou próximo à ilha de Cotijuba, no dia 8 de setembro. A embarcação fazia o trajeto de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, para a capital paraense. A Prefeitura Municipal de Belém continua prestando apoio às buscas dos desaparecidos, por meio de suas pastas municipais. 


A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), permanece disponibilizando uma ambulância e uma ambulancha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o transporte de possíveis sobreviventes do acidente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e para o Hospital de Pronto Socorro Mário Pinotti, na 14 de Março, em Belém.

Assistência

Foi realizado o acolhimento aos sobreviventes pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cotijuba. O Samu 192 ofertou suporte às equipes de resgate. Foram feitos 51 atendimentos a sobreviventes e oferecido apoio psicossocial aos familiares das vítimas. O reconhecimento de corpos segue aos cuidados do Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança.

A Guarda Municipal de Belém faz o apoio de segurança no Grupamento Fluvial da Polícia Militar e com reforço de rondas no trapiche de Icoaraci, local onde se concentram os trabalhos de busca por desaparecidos.

A Comissão de Defesa Civil de Belém também presta apoio aos trabalhos de busca pelos desaparecidos liderados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que montou uma Sala de Situação, para planejamento de ações e estratégias. 

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), pasta responsável pelas políticas de assistência social de Belém, disponibiliza os serviços funerários para as famílias de vítimas da tragédia. 

Atualizações

Até a tarde desse domingo a Segup confirmou 22 óbitos, dentre eles, 13 mulheres, 5 homens, 3 crianças e um a ser identificado. Destes, 15 foram trasladados para o Marajó e cinco entregues a familiares em Belém. Também foram computados 65 sobreviventes, que receberam assistência psicossocial e foram ouvidos, para compor o trabalho investigativo da Polícia Civil do Pará. 

A procura por desaparecidos deve ser retomada nesta segunda-feira, 12, e envolve nove embarcações dos órgãos de segurança do estado e um helicóptero do Graesp, juntamente com duas embarcações e uma aeronave da Marinha do Brasil. A operação de busca e resgate permanece, até que todos os procurados por familiares sejam localizados.

Naufrágio

A lancha Dona Lourdes II saiu da cidade de Cachoeira do Arari, na ilha de Marajó, nas primeiras horas da quinta-feira, 8 de setembro, com viagem prevista para durar três horas. A embarcação afundou no começo da manhã do mesmo dia, por volta das 7h30, na baía de Marajó, em frente à ilha de Cotijuba, faltando cerca de 20 minutos para chegar ao seu destino final, a cidade de Belém. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?