A semana em comemoração ao Dia do Cliente, data celebrada nesta quinta-feira (15), já é um aquecimento para o retorno das vendas em alta escala no comércio varejista. A expectativa é do Sindicato Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), que prevê com entusiasmo o fluxo de clientes durante as próximas semanas.
De acordo com relatório elaborado pela startup de negócios online Voxus, as promoções voltadas para o Dia do Cliente, devem impulsionar, principalmente, as vendas no setor de moda, beleza, saúde e eletrônicos.
Na parte de vestuário, a startup estima que o crescimento das operações supere 160% apenas nos e-commerces. A pesquisa estima que o setor de cosméticos deve ter um aumento médio de 30% nas transações, seguido pelos eletrônicos, com perspectiva de crescimento de 20%.
Para Eduardo Yamamoto, presidente do Sindilojas, os empresários estão se preparando com planejamento, inovação, recursos e administração de estoques. "É necessário observar as projeções do mercado, as intenções de compras e as dificuldades dos consumidores, inovar nos produtos ou na apresentação dos já existentes, administrar bem o estoque, facilitar as operações de compra e entrega dos produtos, atentar para marketing, vendas online, entre outros".
Atualmente, o Sindicato Varejista e dos Lojistas conta com 1.918 associados ativos de diversas áreas do comércio paraense, sendo cerca de 20% do total de lojas de Belém.
Vendas
Lojistas já iniciaram, também, com os anúncios para o Círio de Nazaré e Copa do Mundo. Após dois anos sem as procissões oficiais, por conta do período da pandemia da Covid-19, o mercado volta a crescer com a procura dos itens para a festa religiosa, além da expectativa para as peças e artigos esportivos já voltados para o campeonato mundial de futebol.