18/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 18/10/2022 às 08h00min

TRE-PA inicia preparação das urnas para o 2º turno das Eleições

Esta etapa segue até o dia 25 em todo o Estado

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom TRE-PA
TRE-PA inicia preparação das urnas para o 2º turno das Eleições. (Foto: Leonardo Moraes / Ascom TRE-PA)

 

                                                                                                                                                            
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) iniciou, nesse sábado (15), a um dos momentos mais importantes do processo eleitoral: a preparação das urnas que serão usadas durante o 2º Turno das Eleições no Pará, que será realizado no próximo dia 30 de outubro. Esta etapa segue até o dia 22, no Depósito de Urnas do Tribunal, localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), onde estão sendo preparadas as urnas. No interior do Pará, esta etapa se começa no dia 18, nos cartórios eleitorais e segue até o dia 25.

No sábado (15), foram preparadas as urnas das Zonas Eleitorais 28ª (278 urnas) e 96ª Zona Eleitoral (307 urnas) com a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; do diretor-geral do TRE, Felipe Brito, e dos juízes eleitorais da 28ª Zona Eleitoral, Patrícia Moreira e da 96ª ZE, Prócion Klautau Filho.

Na ocasião, a desembargadora destacou a importância dessa etapa para o processo eleitoral. “Convidamos para participar desse momento que é público, além dos cidadãos em geral, os partidos políticos e as diversas instituições fiscalizadoras das eleições, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público”, ressaltou.


Ela ainda falou sobre a expectativa para o 2o Turno das Eleições no Pará. “Sempre digo que para nós da Justiça Eleitoral é uma nova eleição, porque as ações desenvolvidas são iguais tanto para o 1o como para 2o Turno. Neste momento, por exemplo, estamos lacrando as urnas, depois de terem sido geradas as mídias, tal como ocorreu durante o 1o Turno”, ressaltou.

O juiz eleitoral da 96ª ZE, Prócion Klautau Filho, também falou sobre sua expectativa para o 2o Turno. “No 1o Turno tivemos uma eleição tranquila, usamos as urnas de modelo novo, que são mais modernas e tivemos um índice baixíssimo de substituição, e estamos com uma equipe bem preparada, bem treinada, por isso nossa expectativa é que ocorra tudo de forma bem tranquila também”, disse.

A juíza eleitoral da 28ª ZE, Patrícia Moreira, informou que todas as urnas lacradas, posteriormente, serão transportadas para os locais de votação. “Esse processo de transporte no caso dessas urnas deve ocorrer na sexta e no sábado, véspera das eleições”, completou.

O técnico de urna, Luiz Bittancourt, atua nesse trabalho de preparação das urnas para eleição pela segunda vez. Ele conta que esse é um processo muito minucioso e cercado de cuidados. “Nesse momento de lacração das urnas podemos ver o quanto elas são seguras e que não há risco de violação”, reforçou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?