04/11/2022 às 13h00min - Atualizada em 04/11/2022 às 13h00min

Polícia Civil realiza ação de emissão de RG para candidatos do Enem 2022

A iniciativa ocorrerá de 5 a 12 de novembro em Belém e Ananindeua

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
A iniciativa ocorrerá de 5 a 12 de novembro em Belém e Ananindeua. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                                           
A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Identificação “Dr. Eneas Martins” (Didem), irá promover, nos dias 5 e 12 de novembro, ação de emissão de carteira de identidade (RG) voltada para estudantes que irão participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que que estão sem a documentação. 


Os atendimentos vão ocorrer de 8h às 16h, nos seguintes postos:

- Posto de Identificação de São Brás (Av. Gov. Magalhães Barata, nº 1123 - São Brás, Belém) - 200 atendimentos. 

- Estação Cidadania Icoaraci (Rua Lopo de Castro, nº 78 - Cruzeiro, Icoaraci) - 150 atendimentos.

- Casa do Cidadão de Ananindeua (Rodovia BR-316, 1515 - Centro, Ananindeua) - 150 atendimentos. 

Não é preciso agendamento para o atendimento, basta apenas a apresentação do comprovante de inscrição nas provas do Enem 2022.

A PC ressalta que a emissão do RG é gratuita para a primeira via. No caso da segunda via, a emissão também é gratuita mediante apresentação de Boletim de Ocorrência de roubo ou furto do documento. Caso não haja Boletim de Ocorrência e também a partir da terceira via, será cobrado um valor de R$35,33 para a emissão do RG. O valor poderá ser pago na hora da emissão. 

Para a emissão do documento é preciso apresentar documento de certidão de nascimento, casamento ou divórcio (original e cópia), duas fotos 3x4, comprovante de residência e CPF. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. 

A carteira de identidade também permite a inclusão de documentos opcionais que podem ser apresentados no momento da emissão, como título de eleitor, carteira de trabalho, PIS/PASEP, CNH, cartão SUS, certificado militar, tipo sanguíneo ou fator RH e Carteira de Conselhos (CREA, CRM, OAB, etc). Pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico para inclusão dos símbolos de cuidados no RG.


 


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