07/11/2022 às 09h00min - Atualizada em 07/11/2022 às 09h00min

Conheça a seleção do Qatar, anfitriã da Copa do Mundo 2022

É primeira vez que a equipe participará do maior torneio de seleções do mundo

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
O Qatar vai estreiar na Copa do Mundo e ficará no grupo A, por ser país-sede. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                
O portal Belem.com.br começará, a partir desta segunda-feira (7), uma série de matérias sobre as 32 participantes da Copa do Mundo 2022. A primeira equipe será a anfitriã, a seleção do Qatar. 

Localizado no Oriente Médio, o país do Qatar teve a sua seleção nacional jogando a primeira partida oficial em 1970, contra a equipe do Bahrein, na qual o time qatari perdeu por 2 a 1.

De lá para cá, a seleção qatari disputou edições da Copa do Golfo e Copa da Ásia. Na primeira competição, o time "cor de vinho" teve a terceira colocação como o melhor resultado em 1974, vencendo nos pênaltis a equipe dos Emirados Árabes Unidos. Já na Copa da Ásia, o Qatar venceu a edição de 2019, ganhando o Japão por 3 a 1. 

Em 2019, a equipe qatari disputou, como time convidado, a Copa América, sediada e vencida pelo Brasil. Na oportunidade, o time ficou no grupo B, junto com Argentina, Colômbia e Paraguai. O Qatar ficou em último, com apenas um ponto conquistado, em um empate por 2 a 2 contra o Paraguai.

Para a Copa do Mundo, a equipe qatari começou a disputar as Eliminatórias em 1977. O time árabe nunca disputou a competição internacional. Em 2022, por ser país-sede, será a primeira vez.


Participação brasileira

Ao todo, cinco brasileiros vestiram a camisa da seleção do Qatar. O mais reconhecido foi Emerson Sheik, ex-Corinthians e Fluminense, que disputou três jogos pela equipe. Os outros foram: Rodrigo Tabata, Fábio César, Araújo e Renan Oliveira.

O que esperar?

Por conta da falta de experiência na competição e pelo baixo nível técnico da equipe, o Qatar deverá ser eliminado na fase de grupos, e vai lutar para não ser a lanterna do grupo A.

Atualmente, o time é treinado pelo espanhol Félix Sánchez. O capitão do Qatar é o atacante Hassan-Al Haidos, de 31 anos, jogador do Al-Sadd, do próprio Qatar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?