09/11/2022 às 13h43min - Atualizada em 09/11/2022 às 13h43min

Ação de castração de cães e gatos vai até esta quinta-feira (10) na Ceasa, em Belém

A realização do procedimento de castração dura em torno de 30 minutos

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
A realização do procedimento de castração dura em torno de 30 minutos. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                        
Durante a manhã desta quarta-feira (9), as Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), por meio do seu Núcleo de Planejamento e Projetos (NPP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu início à ação de castração de cães e gatos que circulam livremente no Complexo do Mercado, com o objetivo é promover o controle dos animais no local. 


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) utilizou o Castramóvel, posto itinerante que realiza o procedimento. “O Castramóvel é equipado com mesas de cirurgia, medicamentos necessários ao atendimento aos animais e instrumentos cirúrgicos”, observou a médica veterinária Valéria Araújo. Cerca 30 animais devem ser castrados, e além do procedimento, também recebem a vacina antirrábica. A realização do procedimento de castração dura em torno de 30 minutos. 

O coordenador da ação, o médico veterinário Júlio Carneiro, ressaltou que o procedimento é incluso no programa do controle populacional de animais. “O controle da população de cães e gatos é uma preocupação para a saúde pública, estamos trabalhando para garantir o bem-estar dos animais e das pessoas”, disse. 

O presidente da Ceasa do Pará, Francisco Chapadinha, destacou a relevância da ação. “Não é apenas reduzir o número de animais que circulam no Complexo das Centrais, mas também é uma forma de sensibilização sobre a necessidade de não se abandonar os animais nas ruas e mercados. Precisamos pensar também no bem-estar dos animais, e esta ação busca diminuir o índice de abandono, além de vacinar e evitar doenças”, enfatizou o gestor.

A ação prossegue até esta quinta-feira (10) no horário de 08h30 às 13h, no complexo do mercado. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?