11/11/2022 às 11h00min - Atualizada em 11/11/2022 às 11h00min

Prefeitura anuncia operação de limpeza em mais de 60 canais de Belém

As ações começaram nesta semana e visam minimizar os impactos da fortes chuvas

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
As ações começaram nesta semana e visam minimizar os impactos da fortes chuvas. (Foto: Joyce Ferreira / Ag. Belém)

 

                                                                                                                                                              
Com o objetivo de minimizar os efeito da temporada de chuvas fortes na capital paraense, a Prefeitura de Belém iniciou nesta quinta-feira (10), a Operação Inverno 2023 às margens do canal da avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro da Cremação. 


A operação, executada pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), consiste em intensificar o mutirão de limpeza e dragagem dos 65 canais de Belém, para o escoamento das águas da chuva e evitar alagamentos das vias.

A ação é uma continuação do que vem sendo feito desde os primeiros dias da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, em 2021. 

“Desde os primeiros meses de governo, estamos limpando os canais das 14 bacias hidrográficas de Belém e isso permite que hoje, no segundo ano de governo, mesmo com as fortes chuvas haja um escoamento mais rápido das águas e redução de pontos de alagamento", lembrou o prefeito Edmilson Rodrigues. 

Força-tarefa

A Operação Inverno 2023 tem o envolvimento de 768 trabalhadores e 66 máquinas e equipamentos: escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, guindastes hidráulicos, guindastes americanos e caçambas trucks, responsáveis pela limpeza mecânica e manual dos canais de Belém.

A secretária de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparim, adianta como se dará, até abril de 2023, o trabalho da frente de atuação. “Essa operação é a intensificação do nosso trabalho, que vai continuar até o mês de abril com a limpeza mecânica e manual dos canais”, explicou a titular da Sesan.   

Ação

A dona de casa Camila Cardin, que mora às proximidades do canal da avenida Generalíssimo Deodoro, avaliou como positiva a iniciativa da Prefeitura de Belém. “Essa operação vai melhorar bastante a nossa vida. Com os canais sujos, há o transbordamento e causa alagamento em nossas casas. Espero que essas ações sejam frequentes, já que em Belém vive chovendo”. 

Quem também tem expectativas positivas para os resultados da Operação Inverno 2023 é o carreteiro Augusto Cesar da Silva, morador do bairro da Cremação. “Limpeza de canal é sempre importante para o nosso bairro, que sofre há muito tempo com alagamentos no tempo das chuvas”, avaliou. 

Projeto

A Operação Inverno, que acaba de ser iniciada pela Sesan, faz parte do Programa Belém Bem Cuidada da Prefeitura de Belém. O programa leva para os bairros e distritos da cidade ações de saneamento básico, mobilidade, iluminação pública, sinalização e paisagismo. Além da Sesan, as ações do Belem Bem Cuidada envolvem as secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma). 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?