16/11/2022 às 09h33min - Atualizada em 16/11/2022 às 09h33min

Vistoria regular em linhas de ônibus é antecipada em Belém

A antecipação é resultado dos vários relatos de más condições dos ônibus da capital

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
A antecipação é resultado dos vários relatos de más condições dos ônibus da capital. (Foto: Arquivo / Ag. Belém)

 

                                                                                                                                                      
A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), autuou a empresa Belém Rio, nesta terça-feira (15), por conta de um ônibus da empresa, que faz a linha para Icoaraci e teve o eixo quebrado, na Av. Júlio César. Agentes de trânsito e de transporte estiveram no local, para tomar as providências necessárias sobre o fato.


O fato foi mais um agravante para a Semob antecipar, em uma semana, o cronograma regular de vistoria veicular preventiva nas garagens das empresas, que operam as linhas municipais.

A partir desta quarta-feira (16), a autarquia iniciará a vistoria pela empresa Belém Rio e, posteriormente, será estendida às demais empresas que possuem garagem em Belém.

Fiscalização

A Semob mantém fiscalização rotineira da operação do transporte coletivo por ônibus nos terminais de linha e garagens de empresas. Constatadas irregularidades, como a redução de frota, descumprimento de horários e ausência de condições mecânicas de veículos, a empresa é autuada.

De janeiro a outubro deste ano, a Semob já lavrou 1.584 multas aplicadas a 17 empresas de ônibus que operam linhas municipais e metropolitanas por descumprimento de ordem de serviço, resultantes das fiscalizações, vistorias e das averiguações de denúncias que chegam à Ouvidoria.

Canais de atendimento

A autarquia orienta o usuário a formalizar denúncias relacionadas ao transporte de ônibus à Ouvidoria, pelo site da Semob (belem.pa.gov.br), acessando a aba da Ouvidoria, pelo e-mail  ([email protected]) ou pelo WhatsApp (91) 98415-4587.

É importante informar a data, hora, local, o código alfanumérico (número que fica na lateral e parte traseira do ônibus) e relatar a situação denunciada, para que os agentes de transporte possam identificar empresa e operadores, averiguar a denúncia e tomar providências.


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