17/11/2022 às 10h06min - Atualizada em 17/11/2022 às 10h06min

Belém realiza Fórum da Educação de Jovens, Adultos e Idosos

O evento ocorrerá no auditório Ismael Nery, das 16h às 21h

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
A Ejai é uma modalidade de ensino que atende pessoas acima de 15 anos. (Foto: Getty Images)

                                                                                                                                            
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realiza, nesta quinta-feira (17), o Fórum Municipal da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). O evento ocorrerá no auditório Ismael Nery, das 16h às 21h, com o tema "Educação popular e alfabetização enquanto ação cultural para a liberdade".


A Ejai é uma modalidade de ensino que atende pessoas acima de 15 anos que, por algum motivo, não conseguiram frequentar a escola no tempo regular.

Desde 2021, a Prefeitura de Belém vem garantindo a retomada das turmas na capital e a abertura de novas vagas, totalizando 177 turmas em 35 unidades, com o compromisso de oferecer ensino-aprendizagem de qualidade para quase 5 mil pessoas.

Há um mês, a rede municipal de ensino de Belém vem debatendo com os estudantes os três eixos do Fórum: A Ejai e o mundo de trabalho, Alfabetização na Ejai e Gestão democrática na Ejai. Em cada plenária foram escolhidos seis representantes, sendo três estudantes e três trabalhadores da educação para levar ao Fórum as reivindicações da rede.

Entidades governamentais, não governamentais (associações, cooperativas, sindicatos, organizações, institutos, igrejas e etc), setores da iniciativa privada e instituições de ensino superior estão convidadas a participar do evento.

Neste momento, a Prefeitura de Belém enfrenta a atual realidade no cenário nacional em que turmas da Ejai estavam sendo fechadas. A gestão municipal, por meio da educação, dá poder à população da cidade excluída de diretos básicos, como o de saber ler e escrever, e vai além: trabalha para que o povo trabalhador consiga ler e escrever o mundo, se percebendo capaz de transformar a própria realidade.

Programação

16h – Credenciamento;
17h – Acolhida, com apresentação artístico-cultural do Coral da Prefeitura Municipal de Belém “Vozes em Movimento”; 
17h20 - Mesa de Abertura: vice-prefeito de Belém, Edilson Moura; diretora de Educação, Profª Jaqueline Rodruigues; coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Prof. Dr. Miguel Picanço; 

17h40 – Conferência de abertura com a temática “Educação Popular e a alfabetização enquanto ação cultural para a liberdade” - Profa Ms. Maria Luiza Pinho Pereira/UNB; 
18h40 – Leitura e aprovação do Regimento do Fórum em Assembleia; 

19h40 – Leitura das cartas de compromisso; e 
20h10 – Encerramento com a apresentação artístico-cultural da Escola Municipal Alfredo Chaves - “Boi Alfredense”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?