22/11/2022 às 14h40min - Atualizada em 22/11/2022 às 14h40min

Procon fiscaliza lojas às vésperas da 'Black Friday', em Belém

Seis estabelecimentos comerciais foram visitados. Em nenhum deles foram encontradas irregularidades

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Lojas e produtos foram vistoriados para comparar os preços anteriores à Black Friday. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                              
Lojas de departamentos, óticas e de vestuários foram alvo de uma fiscalização feita pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, que ocorreu nesta terça-feira (22), na rua Santo Antônio, centro comercial de Belém. Produtos à venda com descontos para a ‘Black Friday’ foram vistoriados, juntamente com notas dos dias anteriores à grande promoção. Na época de ofertas atraentes no comércio, o Procon Pará verificou se há aumentos de preços nos dias que antecedem o evento que busquem simular descontos na data especial, os fiscais procuram identificar irregularidades como descumprimento da oferta, publicidade enganosa e falta de informação clara sobre produtos expostos à venda.

De acordo com Edson Costa, fiscal do Procon Pará, disse que o objetivo do Procon é garantir que nenhum consumidor saia lesado das compras. “A nossa fiscalização nas ruas para fazer a verificação dos preços e condições, além de apurar eventuais denúncias. Mas lembramos que o maior fiscal é o próprio consumidor”, esclareceu. 

Ao todo, seis estabelecimentos comerciais foram visitados. Em nenhum deles foram encontradas irregularidades nos produtos disponíveis para a venda. Uma das lojas, ainda não havia identificado quais produtos estarão à disposição dos consumidores para as compras da ‘Black Friday’.

Lojas foram fiscalizadas durante a ação. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

Lojas foram fiscalizadas durante a ação. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)



Gerente de uma loja de departamentos, Gleiciane Rodrigues, disse que está atenta ao que é previsto no Código de Defesa do Consumidor. “Todos os nossos produtos estão identificados e seguimos à risca o que determina a lei”, explicou a funcionária.

A estudante Ádria Gomes também ressaltou a importância da fiscalização do Procon. “É sempre bom que o Procon possa garantir que nós façamos uma compra com a segurança que precisamos e nos explique ‘in loco’ o que pode e o que não pode nas compras da Black friday”, disse. 

Com relação às compras feitas nas promoções da próxima sexta-feira, 25 de novembro, o Procon Pará alerta que o consumidor deve ficar atento, especialmente quanto aos prazos de entrega, defeitos e cobranças indevidas. Caso verifique alguma infração, é importante procurar uma unidade do Procon para registrar sua reclamação ou utilizar a plataforma online.

Serviço

Havendo alguma irregularidade, o consumidor pode procurar a sede do Procon, na travessa Lomas Valentinas, nº1.150, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro Pedreira, em Belém. Também é possível ter a assistência nos polos de atendimento na Usipaz do Icuí, Cabanagem e Bengui. Outros postos de atendimentos são os shoppings Pátio Belém e Grão Pará. Para registrar a reclamação, o consumidor deve portar RG, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a reclamação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?