25/11/2022 às 17h08min - Atualizada em 25/11/2022 às 17h08min

Praça passa por últimos reparos e será entregue em breve no Reduto, em Belém

Em agosto foi assinada a Ordem de Serviço, com previsão de conclusão de 120 dias

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
As obras estão na reta final na praça do Mascote. (Foto: Joyce Ferreira / Ag. Belém)

                                                                                                                                                                                      
A Prefeitura de Belém deverá cumprir a promessa de mudar a realidade da praça do Mascate, conhecida como Parcão, no bairro do Reduto, e transformá-la em um espaço de lazer e para o bem-estar dos animais de estimação.

No dia 22 de agosto de 2022 foi assinada a Ordem de Serviço da praça, com previsão de conclusão de 120 dias. No projeto de revitalização da praça, executado pela Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), estão previstas a reformulação e modernização do sistema de iluminação, projeto paisagístico e de calçamento e a instalação de bancos e estruturas para o lazer de pets. 

O bem-estar dos animais em Belém é uma das políticas públicas do prefeito Edmilson Rodrigues. Para isso, desde 2021, a Prefeitura vem realizando feiras de adoção de cães e gatos, serviços de castração de animais e conscientização sobre a importância da prevenção à saúde dos pets oferecidos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Como forma de fortalecer essas ações e possibilitar a realização de outras, o prefeito Edmilson Rodrigues sancionou a Lei 9.688, de 28 de julho de 2021, que institui a Semana Municipal de Proteção Animal, nº. 9.688, de 28 de julho de 2021, a ser celebrada anualmente na primeira semana de outubro.

Um dos principais compromissos da atual gestão municipal em benefício à causa animal é fortalecimento do Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, referência no atendimento aos pets em Belém. As atividades no hospital têm crescido com a demanda espontânea da população, que busca assistência à saúde de seus animais de estimação.


Expectativa da população

Moradores e trabalhadores do entorno da praça do Parcão, localizada no cruzamento da travessa Antônio Barreto com a avenida Visconde de Souza Franco, já estão na expectativa da entrega do espaço, que está preste a acontecer. A empolgação deles não é por menos, porque a praça sofre há anos com o abandono e escuridão. 

Uma dessas pessoas é a guardadora de carro Telma Araújo, de 60 anos, que trabalha no entorno da praça há mais de dez anos. “Eu acredito que com essa reforma vai melhorar a movimentação aqui na área. As pessoas tinham medo de andar e estacionar aqui por perto, por ser muito escuro e abandonado. Mas agora a coisa está mudando aqui”. 


Investimento

Na revitalização da praça a Prefeitura de Belém, por meio da Sejel, está investindo um recurso de R$ 250.475,78. A obra está sendo executada pela Condisa Construções LTDA, empresa vencedora da licitação da obra.

“Esta é a primeira praça Pet que vai ser entregue pelo governo da nossa gente à cidade. Assim como os seres humanos, os nossos animais merecem um espaço dedicado à prática do lazer juntamente aos seus tutores", destaca o secretário em exercício de Juventude, Esporte e Lazer de Belém, Thiago Costa.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?