12/12/2022 às 14h17min - Atualizada em 12/12/2022 às 14h17min

Obras do 4° trecho da Bacia do Tucunduba avançam, em Belém

O projeto está com 70% dos serviços concluídos

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
O trecho em execução corresponde aos Canais da União e Timbó. (Foto: Ascom Sedop)

                                                                                                                                                  
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), avança com as obras de prolongamento do 4º trecho da Bacia do Tucunduba. O trecho em execução corresponde aos Canais da União e Timbó e recebeu a concretagem da última ponte do projeto, no dia 10, deste mês.

O projeto está com 70% dos serviços concluídos, o qual já foram realizados serviços no sistema viário (terraplanagem, calçada e meio-fio), aplicação da primeira camada de asfalto, assentamentos das redes de água e esgoto sanitário, execução de redes de drenagem auxiliar, fundação das passarelas, bem como o início dos serviços da quadra poliesportiva. O titular da Sedop e engenheiro civil, Ruy Cabral, o projeto é um dos maiores já executados e vai proporcionar melhorias aos moradores de diversos
bairros de Belém. 

“Em quatro anos de gestão, quatro anos de muitas obras de extrema importância para a população paraense podemos destacar, dentro do município de Belém, um dos maiores projetos que é a Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, do qual já entregamos três trechos e estamos trabalhando no quarto que já está em vias de finalização nos canais da União e Timbó. Tendo em vista que é uma obra que se estende por mais de 20 anos, esta quarta etapa tem sua finalização prevista para o próximo mê e vai melhorar muito a condição de moradia daquelas pessoas que moram no entorno do canal, minimizando as questões dos alagamentos, de trafegabilidade e acessibilidade, proporcionando melhorias para a população não só do bairro de Canudos, Marco e da Terra Firme, mas também de todos os bairros vizinhos a essa obra", destacou o secretário Ruy Cabral. 

Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas na confecção da estrutura metálica das passarelas, da quadra poliesportiva, além da construção de uma das pontes, localizada na passagem Maria Aguiar que teve sua concretagem realizada no último sábado.  Com relação ao Sistema de Esgotamento Sanitário, estão sendo construídas duas Estações Elevatórias de Esgoto. Além disso, os serviços referentes ao Sistema Viário também estão sendo executados.As obras de prolongamento neste trecho foram iniciadas em janeiro deste ano, após ordem de serviço assinada pelo Governo do Estado e conta com um investimento de R$47,6 milhões de reais oriundos do Tesouro Estadual.

Os serviços previstos no projeto são de correção e urbanização, garantindo mais qualidade de vida para a população e solução para o problema dos alagamentos em diversos bairros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?