14/12/2022 às 13h00min - Atualizada em 14/12/2022 às 13h00min

Belém inicia projetos de atendimento a pessoas vulneráveis e ribeirinhas

A cidade conta com alguns locais que prestam assistência aos públicos

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
A UBS Fluvial Camilo Vianna é um dos projetos que atendem à comunidade ribeirinha de Belém. (Foto: Arquivo / Ag. Belém)

                                                                                                                                                                                                    
Os projetos da Casa Rua e também a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial da administração municipal foram homologados nessa terça-feira (13), durante a pauta de reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional Metropolitana.

A UBS Fluvial Camilo Vianna e a Casa Especializada em Atendimento de População Vulnerável (Casa Rua) são projetos realizados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). 

A reunião foi realizada no auditório da Sesma e contou com a participação de gestores e secretários municipais de saúde, com discussões, pactuações e homologações de diversos projetos dos municípios de Belém e Marituba.

“É na Casa Rua que assistimos ao processo transformador de pessoas que se encontravam no abrigo em estado de vulnerabilidade e que hoje são trabalhadores na área de saúde”, constata o diretor do Departamento de Ações em Saúde da Sesma, Vitor Nina. 


Acolhimento

A Casa Rua Nazareno Tourinho, localizada na Rua João Diogo, no bairro da Campina, é ponto de referência no atendimento integral das populações em situação de risco e vulnerabilidade. Atende, em média, a 120 pessoas por dia, entre nômades urbanos, refugiados, pessoas com insegurança alimentar e a população LGBTI+.

Além do acolhimento, a Casa Rua proporciona vacinação, oficinas laborais e artísticas e procedimentos com portadores de HIV/Aids, hanseníase, tuberculose e saúde mental.  


Saúde ribeirinha

Já a UBS Fluvial Camilo Viana começa a funcionar em janeiro de 2023, com rota marítima que abrange as ilhas Grande, Combu e Cotijuba. A UBS conta com equipe multidisciplinar: médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, odontólogo, atendimento pré-natal e cobertura vacinal.

O coordenador de Atenção Básica da Sesma, Camilo Almeida, informa que no momento há um estudo de mapeamento das demandas da comunidade ribeirinha, com atenção às políticas de saúde da criança, da mulher e do idoso.


Deliberativa 

A Comissão Intergestora Regional (CIR) é instância deliberativa, composta por representantes do estado e todos os secretários municipais de saúde de um determinado território (região de saúde), com capacidade de provisão de serviços de saúde em distintos níveis de atenção.

Os projetos homologados pela CIR seguem para a Coordenação Estadual de Saúde, a Comissão Intergestores Bipartite (constituída paritariamente pelas secretarias estaduais e municipais de saúde) e depois para o Ministério da Saúde, para que possam ser financiados.    


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?