11/01/2023 às 17h30min - Atualizada em 11/01/2023 às 17h30min

Contribuintes de Belém podem emitir guias do IPTU 2023 pela internet

Desde 5 de janeiro de 2023 as guias de pagamento já estão disponíveis para emissão

Agência Belém
Acessar e imprimir a guia do IPTU 2023 pela internet já é possível desde 5 de janeiro. (Foto: Agência Belém)

Desde 5 de janeiro de 2023 as guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), antigos carnês, já estão disponíveis para emissão dos contribuintes de Belém no site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), sendo essa a forma mais fácil  e recomendada para adquirir o documento para pagamento do imposto junto à Prefeitura de Belém. 

A Sefin também está encaminhando as guias reduzidas de pagamento do IPTU para os endereços dos contribuintes pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), até o dia 10 de fevereiro de 2023.

O IPTU é um tributo que existe há mais de cem anos no ordenamento jurídico brasileiro, sendo de amplo conhecimento da maioria da população.  A quitação do IPTU 2023 pode ser feita a partir do pagamento em cota única até o dia 10 de fevereiro, garantindo 10% de desconto, ou até 10 de março com desconto de 7%.

Atendimento presencial

Caso o contribuinte prefira, ele pode buscar a emissão das guias de pagamento do IPTU de maneira presencial nos postos de atendimento da Sefin na cidade. Seguem os endereços: 
Unidade de Atendimento Belém - Praça das Mercês, Campina;
Unidade de Atendimento Icoaraci - Agência Distrital (Adic), Rua Manoel Barata, Ponta Grossa;
Unidade de Atendimento Mosqueiro - Praça da Vila;
Shopping Pátio Belém - Travessa Padre Eutíquio, 1078 - Batista Campos;
Parque Shopping - Avenida Augusto Montenegro, 4300 - Parque Verde. 

 A secretaria informa aos contribuintes que se a guia for extraviada, o endereço estiver desatualizado, o imóvel fechado ou desocupado, deve-se emitir a 2ª via do documento no site da Sefin ou se dirigir às unidades de atendimento presencial do órgão.

O pagamento pode ser feito também de forma parcelada em até dez vezes, vencendo a primeira parcela em 10 de fevereiro de 2023. Nessa opção de pagamento, o contribuinte terá que solicitar a guia de pagamento das demais parcelas nas unidades de atendimento presencial da Secretaria de Finanças  ou emitir a guia a partir do site da Sefin.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?