Com o objetivo de manter a ordem pública, reforçando o policiamento de forma estratégica e coibir crimes no período em que o fluxo de pessoas e veículos é reduzido nas ruas, a Polícia Militar do Pará lançou, na última sexta-feira (13), a Operação "Madrugada da Paz II", na Região Metropolitana de Belém, com ações ostensivas realizadas de 23h às 02h, e que seguem até o dia 31 de janeiro.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Junior, a ação intensifica o policiamento e permite o maior acesso da população aos serviços da segurança pública.
"Nossas tropas estão garantindo o aumento da visibilidade de viaturas e efetivos nas ruas da região metropolitana, onde temos mais de 2,5 milhões de pessoas. Portanto, a efetividade de ações preventivas, repressivas, mantendo a ordem pública e o auxílio na redução da criminalidade, gera mais segurança para a população paraense", afirmou.
As ações são realizadas por meio do implemento de 124 viaturas e quase 800 agentes que atuam estrategicamente posicionados e com rondas em locais onde as manchas criminais apontam maior necessidade de policiamento, reforçando assim, a ostensividade nas vias da capital e RMB. A operação é coordenada pelo Departamento-Geral de Operações (DGO) com o intuito de contribuir para manter a segurança de todos e auxiliar na redução da criminalidade.
Pontos específicos das avenidas Pedro Miranda, Almirante Barroso, Augusto Montenegro, Bernardo Sayão, Siqueira Mendes, Centenário, Arterial 18, Mário Covas, Perimetral, Pedro Álvares Cabral, Rodovia BR-316, entre outros, estão recebendo o reforço no policiamento.
A iniciativa integra viaturas e agentes dos Comandos de Policiamento da Capital I e II, Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comando de Missões Especiais (CME) e Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Mais ações
Outra operação que não sofrerá descontinuidade é a "Polícia Mais Forte", iniciada em 2019, a qual ocorre diariamente no período de 17h às 23h, com viaturas distribuídas por diversos pontos da RMB, prevenindo ações criminosas e garantindo o acesso da população aos agentes, se necessário, de forma célere.